PARCERIA ENTRE INTERMODAL SOUTH AMERICA E O INSTITUTO JÔ CLEMENTE BENEFICIA MILHARES DE PESSOAS

Durante o evento, projeto favoreceu a criação de uma solução sustentável e social para bens importados para descarte e incentivou economia circular em torno de produtos importados inviabilizados de entrar no Brasil.

PARCERIA ENTRE INTERMODAL SOUTH AMERICA E O INSTITUTO JÔ CLEMENTE BENEFICIA MILHARES DE PESSOAS
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

São Paulo, abril de 2024 - Para muitas empresas, a perda de produtos importados nas alfândegas brasileiras é um prejuízo importante, afinal, entre as opções para a liberação da carga estão pagar os altos impostos para nacionalizar os bens ou pagar para fazer o descarte dos itens, desta forma, com custos além dos previstos. Entretanto, outra via foi criada e que, além de beneficiar o embarcador, tem impacto positivo para terceiros. 

Uma das alternativas para as cargas que ficam retidas na alfândega por alguma razão é a doação para uma instituição sem fins lucrativos. Dessa forma, reduzem-se as taxas a serem pagas, o que viabiliza nacionalizar o produto. 

Durante 28ª edição Intermodal South America, o maior encontro de logística, transporte de carga, intralogística e comércio exterior das Américas, que aconteceu no mês de março, em São Paulo, o Instituto Jô Clemente (IJC), organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que apoia a inclusão social, previne e promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, beneficiou-se da modalidade. 

A proposta que fizemos durante a Intermodal foi que o IJC recebesse esses bens, ou seja, que os despachantes aduaneiros viabilizassem o encaminhamento de doações desses bens retidos na alfândega para nós. Nós pagamos apenas o ICMS, o que deixa a entrada destes produtos bem mais em conta. As cargas ou são leiloadas em nosso bazar, ou são incorporadas ao instituto, no caso de serem úteis para o seu funcionamento”, comentou o responsável pela mobilização de recursos do Instituto Jô Clemente, Fabrício Ondei.

Como tudo começou

Em 2023, o Instituto Jô Clemente havia recebido uma doação de 200 cadeiras gamers, que estavam em regime de admissão, de um evento que havia sido realizado no Brasil. “Eles fizeram duas doações para o instituto, pagamos os impostos devidos, e vendemos as cadeiras. Foi a maior arrecadação que tivemos no ano, o que contribuiu muito para tocar as ações do IJC”, contou Ondei.

Depois disso, Ondei percebeu que ali havia uma grande oportunidade e começou a pesquisar até chegar à Intermodal South America. “Começamos a pesquisar mais a fundo os processos de importação, quando nos deparamos com a Intermodal South America, que, além da logística e movimentação de cargas, é justamente o grande encontro dos especialistas em comércio exterior. Entramos em contato com a Informa Markets, que organiza o evento e fechamos a nossa participação”, diz.

Com isso, produtos que iriam para descarte, agora, têm um destino sustentável, reforçando o conceito da economia circular, em que um produto não tenha mais utilidade para alguns, pode ser realmente útil na mão de outras pessoas.

Resultados efetivos

Além das doações de bens importados que iriam para descarte e que, doados ao IJC, se transformam em recursos para o instituto, a participação na Intermodal South America permitiu ao IJC colaborar em outra frente: a da inclusão de pessoas com deficiência nos quadros de funcionários das empresas presentes ao evento. “Muitas companhias deixam de cumprir com a obrigatoriedade da diversidade entre os funcionários por não terem acesso a esses indivíduos. “O processo é o seguinte: identificamos um jovem que tem um perfil para aquela vaga, essa pessoa faz todos os processos de contratação e um profissional do Instituto acompanha durante 12 meses a evolução daquele jovem, se é necessária alguma adaptação. Este programa se chama Emprego Apoiado, e é uma metodologia  que veio dos Estados Unidos e  adaptamos para a cultura brasileira. No ano passado, conseguimos incluir 531 pessoas, com uma taxa de retenção nas empresas de 93%”, conta.

Durante a Intermodal, o IJC conquistou uma doação de R$ 35 mil de uma empresa expositora,  consultoria para inserção de 10 Pessoas com Deficiência (PCD) para o quadro de funcionários de outra empresa expositora, totalizando R$ 54 mil distribuídos em 12 meses de contrato e o instituto está em tratativas com outras quatro empresas para consultoria em Inclusão de PCDs em seus quadros de funcionários. “Além de estarmos em tratativas com despachantes aduaneiros buscando a viabilização de doação de bens importados que iriam para descarte e futuramente serão doados ao IJC”, complementa.

A Informa Markets adotou mundialmente um criterioso programa de ESG, que engloba uma série de ações internas e externas. Desde os nossos escritórios até o pavilhão, diversas ações e procedimentos estão em curso para minimizar o impacto dos nossos eventos no meio ambiente e promover iniciativas e parcerias positivas para todos, a exemplo da feita com o Instituto Jô Clemente”, comentou o o diretor do portfólio de Infraestrutura, Hermano Pinto Jr

Instituto Jô Clemente (IJC)

Pioneiro no teste do pezinho, o IJC atua na prevenção e promoção da saúde das pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, e na inclusão social, defesa de direitos e pesquisa e inovação.

Atualmente, possibilita a inclusão profissional no Brasil inteiro, já que tem capilaridade de atuação por nove estados brasileiros. E em 2023, o IJC atendeu mais de 27 mil pessoas e realizou mais de 290 mil atendimentos.


Sobre a Intermodal South America

A Intermodal South America, o maior e mais completo evento das Américas para o setor de transporte de carga, logística, intralogística e comércio exterior, é o principal ponto de encontro para as mais importantes empresas de toda a cadeia de valor. Serão três dias de evento presencial, de 5 a 7 de março de 2024, no São Paulo Expo, que representa um momento único para todos os players e profissionais destes mercados. Além do evento presencial, a Intermodal é também uma plataforma de negócios completa, que visa proporcionar ambientes propícios, ao longo dos 365 dias do ano, para networking, relacionamento, atualização profissional, debates/discussões/articulações e novos negócios – por meio de encontros online e offline, bem como por plataformas digitais de conteúdo, que reúnem embarcadores de carga de diversos setores e todos os players da cadeia de valor.

Sobre a Informa Markets  

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail institucional@informa.com

Fonte:

Coletivo da Comunicação - Assessoria de Imprensa da Intermodal South America
Arucha Fernandes
Valeria Bursztein
Rafael Gmeiner