Rodar com o tanque na reserva faz mal ao carro?

A dúvida é das mais comuns entre os motoristas: andar com o carro com o tanque na reserva faz mal? Sem querer fazer mistério ou suspense, respondo logo: pode fazer mal, sim. E o pior nem são os possíveis defeitos ou efeitos negativos em componentes do sistema de combustível. O maior problema é ter uma pane seca, que é quando o motor para de funcionar por falta de combustível. E isso pode acontecer no meio do trânsito, em uma rua deserta, em plena via expressa de alta velocidade ou “no meio do nada”, em uma estrada qualquer por aí. Por mais que o painel avise, geralmente com uma luz amarela no medidor, e/ou informações um pouco mais precisas sobre a autonomia restante (o quanto ainda daria para rodar) no computador de bordo, nada disso tem 100% de precisão, o que pode tornar perigoso. Rodando perto do limite mínimo do tanque, ou “no cheiro”, como se costuma dizer, a possibilidade de que o motor do carro seja desligado no meio do trânsito, antes do que você previa, é considerável. E isso pode até provocar um acidente, pois nem sempre você vai ter condições ou ajuda para empurrar o carro para fora da pista a tempo e com segurança. Sem esquecer que, em muitas vias por aí (como um túnel, por exemplo), simplesmente não há um local seguro para parar o carro. Não por acaso, o artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro considera que “ter o veículo imobilizado na via por falta de combustível” é uma infração média, sujeita a multa de R$ 130,16 e adição de quatro pontos no prontuário da CNH, além de prever que o carro seja rebocado. Tanque com pouco combustível pode provocar defeitos? Além da possibilidade de uma pane seca, rodar com o tanque com muito pouco combustível pode trazer outros problemas. Um deles é causado pelos resíduos que costumam ir se acumulando na parte mais baixa do reservatório. E, claro, quando você tem pouco líquido ali, a quantidade desses resíduos fica mais concentrada, ou seja, tende a ser proporcionalmente maior. Os carros normalmente tem um filtro para impedir que essa sujeira passe para o sistema de injeção, e ele fica localizado na extremidade do pescador. O que é o pescador de um carro? Pescador é o nome mais conhecido do ponto de saída do combustível, que dali é puxado e pressurizado por uma bomba. Quando há muitas impurezas acumuladas no tanque, esse filtro pode ser parcialmente obstruído, e aí o motor provavelmente vai começar a falhar. Ou, em casos extremos, pode entupir completamente, provocando o desligamento total do motor (a tal da pane seca). E aí, para fazer com que o carro volte a funcionar – além de abastecê-lo com combustível, claro – talvez seja necessário mandar fazer uma limpeza ou troca desse filtro. Há também quem diga que rodar com o tanque quase vazio pode estragar a bomba de combustível, que na maioria dos modelos atuais é elétrica, fica junto do tanque e costuma ser refrigerada justamente pela gasolina e/ou etanol. Mas não é bem assim. A bomba é geralmente refrigerada mesmo pelo combustível que passa através dela, mas quando não há mais combustível, ela para de funcionar – ou seja, não produz mais calor. A não ser que você fique insistindo por muito tempo na chave de ignição, tentando religar o motor. Resumindo: rodar com pouco (mas algum) combustível no tanque, por si só, não estraga nada no veículo. Mas, por via das dúvidas, e principalmente para não ter de descascar e pagar pelo tal abacaxi mencionado lá no começo deste texto, quando seu carro entrar na reserva, trate de abastecer logo que possível.

Rodar com o tanque na reserva faz mal ao carro?
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