Com 2008 argentino, Peugeot não tem mais carros de passeio feitos no Brasil

Depois de 23 anos, marca só terá automóveis importados; único modelo nacional é o furgão Partner Rapid, derivado do Fiat Fiorino Depois de 23 anos, a Peugeot não terá mais carros de passeio feitos no Brasil. A marca francesa está encerrando a produção do 2008 na fábrica de Porto Real (RJ). Quando as últimas unidades forem finalizadas, a unidade será destinada apenas a modelos da Citroën. Saiba-mais taboola O único outro Peugeot feito no Brasil é o utilitário Partner Rapid, que é, na verdade, uma versão do Fiat Fiorino com os emblemas do leão. O fim da produção local de automóveis marca uma divisão de marcas entre Brasil e Argentina. A unidade fluminense ficou responsável apenas por carros da Citroën: C3, Aircross e o Basalt, que chega no segundo semestre. Até lá, o C4 Cactus deve deixar de ser fabricado no local. 12 carros que serão lançados nos próximos meses no Brasil De mudança para a Argentina Novo Peugeot 2008 será produzido na Argentina Divulgação Já a fábrica argentina de El Palomar vai concentrar os carros da Peugeot. Atualmente, o 208 já sai das linhas de produção hermanas. Além dele, a próxima geração do SUV compacto 2008 será feita no local já no final do primeiro semestre. Em 2019 Autoesporte já confirmava que a nova geração do SUV seria construída em solo hermano — juntamente com o 208. A Stellantis ratifica a decisão em um investimento de US$ 270 milhões na unidade fabril argentina. O SUV compacto, lançado em 2019 na Europa, já terá o facelift de meia vida (apresentado no ano passado). O novo 2008 também pode estrear versões a combustão e elétrica (importada da Espanha) simultaneamente. Vale lembrar que esta segunda geração já veio ao Brasil, mas somente na opção movida por baterias, a e-2008. Porto Real apenas para Citroën Fábrica de Peugeot e Citroën em Porto Real recebeu o presidente Lula em 2004 Antonio Scorza/AFP via Getty Images A fábrica de Porto Real abriu as portas em fevereiro de 2001, época em que Peugeot e Citroën formavam o grupo PSA. Para celebrar a integração do grupo, a produção teve início com um carro de cada marca: Citroën Xsara Picasso e Peugeot 206. Nesses 23 anos, além do 206 (em versões hatch e perua), foram produzidos 207 (hatch, sedã e perua), 208, Hoggar e o próprio 2008. Do lado da Citroën, C3 de duas gerações e Aircross também eram fluminenses. Ao todo, entre Citroën e Peugeot, já saíram das linhas de produção do local quase 2 milhões de veículos. O local recebeu R$ 2,5 bilhões em investimentos até 2025 para a produção dos Citroën Aircross e Basalt, que se juntam ao C3 como os modelos nacionais da marca. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

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