Tirei minha carta para pilotar moto! E agora?
É cada vez mais nítido que as motos estão tomando conta das ruas brasileiras, seja como ferramenta de trabalho, seja como meio de transporte ágil, econômico e divertido. Entre as mulheres, o total de habilitadas para pilotar motocicletas no Brasil avançou de 5,5 milhões em 2014 para mais de 9 milhões nos dias de hoje, um crescimento próximo de 70% em dez anos. Já entre os homens esse número é ainda mais expressivo, são 29 milhões de habilitados na categoria A. Os cursos de pilotagem reforçam o aprendizado e trazem maior segurança (Foto: Divulgação/ABTrans)Apesar dessa alta de brasileiros aptos a pilotar moto, muitos ainda têm receio de adotá-la definitivamente em suas rotinas. Para isso contribuem fatores como a insegurança em pilotar no trânsito diário, pois uma coisa é estar em uma autoescola, com o professor junto. Outra situação é encarar esse caos das ruas e estradas do nosso dia a dia, sozinho. “Nosso sistema de formação de condutores é o mesmo desde 1966, ou seja, há quase 50 anos. O trânsito, em compensação, mudou muito nesse tempo”, diz Geraldo “Tite” Simões, jornalista especializado em motos e instrutor de pilotagem com mais de 30 anos de experiência. Como vencer o medo de andar de moto? O que os novos motociclistas podem fazer para perder – ou pelo menos para encarar – esse receio de sair pelas ruas no seu dia a dia em uma moto? Só há uma solução: praticar e continuar a desenvolver sua pilotagem para ganhar confiança e perder o medo. Para ganhar confiança, pratique o máximo que puder, sem com cuidado (Foto: ABTrans/Divulgação)Preenchendo essa lacuna, quase todas as grandes marcas de motocicletas têm programas de treinamento para ajudar os motociclistas a melhorarem sua pilotagem com cursos, palestras, workshops e passeios, que além da prática, também agregam convívio e troca de experiências com outros motociclistas. Investimentos das marcas Exemplos não faltam, a Honda tem o programa Harmonia no Trânsito em que, através de cursos (online e presenciais) e palestras, fomenta a melhoria do trânsito e a redução de acidentes. A marca da asa também organiza experiências com passeios, viagens e expedições através do programa Red Rider. Já o Yamaha Riding Academy é o centro de treinamento da marca que treina e capacita motociclistas diretamente e através de sua rede de concessionários. Outras marcas como Bajaj, BMW, Ducati, Kawasaki e Triumph também organizam palestras nas concessionárias, passeios e viagens para fomentar o uso e treinamento de motociclistas por todo o Brasil. O Riding Experience (RE) é a nomenclatura da ferramenta de experimentação que BMW, Ducati e Triumph utilizam para ministrar cursos para todos os níveis de pilotagem, e que promovem a segurança e correta utilização da motocicleta no dia a dia, viagens e track days. Todos esses cursos acontecem em locais fechados e são ministrados por instrutores profissionais treinados para ajudar os motociclistas a desenvolverem suas técnicas de pilotagem em qualquer cenário (cidade, estrada, fora de estrada ou em pista). Boa parte das marcas de motos fornecem cursos, e ainda existem os particulares (Foto: Divulgação) Há outros cursos também, particulares, como o da empresa ABTrans, com módulos especializados em motociclistas iniciantes ou em motociclistas que têm medo de andar de moto. Primeira moto Para os iniciantes a escolha da moto é importante e deve levar em consideração fatores como: estatura e biotipo do motociclista, principal utilização da moto e de preferência motos de pequena e média cilindrada, pelo menos até adquirir mais experiência. Os scooter podem ser uma boa pedida para se acostumar ao trânsito já que, por serem automáticos, não exigem mudanças de marcha e isso pode ajudar na sua atenção ao trânsito. E ainda têm a praticidade do espaço sob o banco para levar seus apetrechos. Seu melhor investimento É importante todo iniciante no motociclismo ter em mente que os equipamentos são fundamentais para a segurança na pilotagem. Capacete, calça e jaqueta com proteções, luvas e botas adequadas e no tamanho correto vão oferecer mais confiança e conforto na pilotagem de sua moto e protegê-lo em caso de queda. Confira a experiência de nosso colaborador, Willian Teixeira, que se tornou oficialmente um motociclista em 2020. Minha experiência Eu, Willian, deixo meu relato para comprovar as informações presentes neste artigo. Sou motociclista desde o início de 2020, tendo feito boa parte do processo de habilitação no final de 2019. Escolhi uma moto-escola renomada da região onde moro, e as aulas eram no próprio pátio da instituição. Como todos em minha situação, treinei vários dias no circuito igual ao que seria aplicado no teste da habilitação. No primeiro dia comecei aprendendo a colocar a moto em movimento, no segundo dia, com o motor da moto em aceleração constante, comecei a fazer o trajeto igual ao que faria a avaliação. Treinei vários dias até que, na véspera de minha avaliaçã
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