O futuro da frota: alugar é a nova compra?

Pesquisa Avançada - clique aqui Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics. [ Soluções de Transporte ] -- 16/04/2024 [ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Fotos: Scania ] O futuro da frota: alugar é a nova compra? As locadoras foram responsáveis por 9,4% dos caminhões emplacados em 2023 no Brasil, de acordo com o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos 2024, publicação organizada pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). O dado mostra o quanto a modalidade vem crescendo e ganhando adeptos no nosso país. Será esse o futuro das frotas? Para falar sobre o tema, a Revista Jornada conversou com Renata Campos, Gerente Executiva da Scania Locação. Confira! Quem acompanha o mercado de transportes no Brasil sabe bem que nos últimos anos uma tendência tem se destacado fortemente no setor: a locação de veículos pesados. Com a dinâmica da economia brasileira e as demandas do mercado se tornando cada vez mais complexas, as empresas enfrentam o desafio de encontrar soluções logísticas que sejam eficientes, flexíveis e, acima de tudo, rentáveis. É aí que a locação de caminhões vem como uma resposta inteligente e prática e, no caso da Scania, carregada de benefícios, que vão desde a redução de custos associados à aquisição e manutenção de uma frota própria até a flexibilidade de ajustar a capacidade de transporte conforme a demanda do mercado. Isso sem falar que a empresa recebe um caminhão zero quilômetro, com a solução completa da Scania, podendo vivenciar a mesma experiência que um cliente que compra o veículo tem com a marca. A empresa que opta por essa modalidade de serviço encontra uma maneira eficiente de gerenciar suas operações logísticas. Mas o que de fato faz uma transportadora decidir por alugar um caminhão? O que tem impulsionado esse mercado no Brasil? Como a Scania enxerga esse setor? Seria o aluguel a nova compra? Para responder essas perguntas e tantas outras, conversamos com a Gerente Executiva da Scania Locação, Renata Campos. Nesta entrevista, vamos entender por que a locação de caminhões se tornou uma tendência crescente, quais as razões por trás desse crescimento, como ela está impactando o cenário logístico nacional e quais os benefícios que essa modalidade de serviço oferece para os clientes. Vamos lá? Nosso objetivo principal é oferecer mais uma opção dentro do portfólio da Scania para que aquele cliente que quer alugar um caminhão, alugue um Scania e com todo o pacote completo de soluções que a marca oferece.” Renata Campos, Gerente Executiva da Scania Locação O mercado de locação está em expansão. Qual é o perfil do cliente que aluga caminhão? Existem alguns segmentos que já estão mais maduros no Brasil e que acabam sendo segmentos foco das locadoras, como cana, madeira e grãos. Quando falo de maturidade, me refiro aos segmentos em que a locação já faz parte do negócio há mais tempo. Quando converso com um cliente de madeira, por exemplo, ele não tem dúvida, já está muitas vezes decidido que vai alugar porque o mercado dele é mais maduro nesse sentido. Mas quando falo com um transportador rodoviário que transporta combustível, por exemplo, é um mercado que está começando agora a adotar essa modalidade, ele ainda tem dúvida quanto à locação, se vale a pena ou não, como funciona o processo, se ele vai comprar ou alugar. E isso acontece porque o mercado dele não está tão maduro com relação à locação, ainda é um segmento com olhar muito voltado para aquisição. O que faz as empresas amadurecerem esse olhar e optar pela modalidade locação ao invés da compra do caminhão? Conforme as empresas vão se profissionalizando, elas vão contratando profissionais de mais experiência de mercado e o ativo não é o principal negócio dela. Temos exemplo de um cliente que sempre comprou com a gente e contratou um CFO. Ele fez as contas e sinalizou para a empresa que naquele momento não valia a pena investir na compra de caminhão. E o cliente traz isso pra gente, que está alugando e não comprando porque o CFO fez as contas e mostrou que é melhor para a empresa alugar. Na sua visão, o que mais impulsionou esse crescimento do mercado de locação de caminhões? Tem relação com o aumento do custo do modelo Euro6? Não acredito que seja pelo aumento de preço do caminhão. O aumento de preço do Euro6 já tem sido absorvido pelo mercad

O futuro da frota: alugar é a nova compra?
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Pesquisa Avançada - clique aqui Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.