Bajaj do Brasil adota soluções da TOTVS para gestão administrativa e industrial

Sistemas irão apoiar as operações da companhia indiana que contará com nova fábrica própria em 2024, em Manaus (AM).

Bajaj do Brasil adota soluções da TOTVS para gestão administrativa e industrial
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

São Paulo, abril de 2024 – A Bajaj do Brasil, empresa especializada na fabricação de motocicletas, firmou uma parceria com a TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, para a adoção de soluções de backoffice e manufatura em suas operações. Fundada na Índia, a Bajaj é a terceira maior fabricante de motocicletas no mundo, estando presente em mais de 70 países. Em 2022 a marca anunciou sua chegada ao Brasil, e em 2024 ela deve expandir sua presença no país, com a inauguração de uma fábrica própria em Manaus (AM). A adoção das soluções da TOTVS tem o objetivo de suportar os seus processos produtivos, assim como a integração entre suas diferentes áreas e sua gestão fiscal.

“É com grande satisfação que anunciamos o estabelecimento de uma parceria estratégica com a TOTVS, uma empresa de renome no cenário corporativo. Esta colaboração reflete o comprometimento da Bajaj em forjar alianças com organizações especializadas e respeitáveis. Ao unirmos nossas competências, visamos potencializar a expertise da TOTVS para fortalecer nossas operações, especialmente na construção da nova fábrica, ao mesmo tempo em que concentramos nossos esforços no contínuo aprimoramento do nosso core business. A concretização dessa união representa um marco significativo em nossa trajetória, delineando um futuro promissor e mutuamente benéfico para ambas as entidades. Estamos ansiosos para colher os frutos desta colaboração estratégica e para as oportunidades que surgirão em conjunto”, afirma Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.

Uma das soluções contratadas pela Bajaj do Brasil é o TOTVS Backoffice – Linha Protheus, um sistema de gestão robusto e completo, que conta com módulos flexíveis para atender todos os processos administrativos da companhia, como faturamento, financeiro, gestão de estoque, compras, gestão de projetos, automação fiscal etc.

Além disso, a companhia também implantará o TOTVS Manufatura – Linha Protheus, desenvolvido para atender operações industriais complexas e de larga escala. Um sistema que permite o gerenciamento de todos os processos industriais, com informações detalhadas e precisas de processos como compras, estoque, custo, gestão da qualidade, entre outros. A solução também conta com dashboards dinâmicos e intuitivos para auxiliar as empresas no processo de tomada de decisão, de forma rápida e eficiente. Robusto e flexível, o sistema também prepara as empresas para a indústria 4.0.

“As cadeias de produção estão cada vez mais modernas. Neste contexto, é fundamental contar com soluções que apoiem a eficiência e a produtividade dos processos produtivos de ponta a ponta. Estamos muito honrados em sermos parceiros das operações da Bajaj no Brasil, e esperamos contribuir para o crescimento da companhia”, comenta Carlos Mendes, diretor-executivo da TOTVS Norte.

Para saber mais sobre as soluções da TOTVS para o setor de Manufatura, acesse.

Sobre a TOTVS

Líder absoluta em sistemas e plataformas para empresas, a TOTVS possui mais de 70 mil clientes. Indo muito além do ERP, oferece tecnologia completa para digitalização dos negócios com foco em 3 dimensões: Gestão, com sistemas para automatizar processos das atividades fim e todo backoffice da operação; Techfin, oferecendo serviços financeiros personalizados por meio dos seus sistemas; e Business Performance, com soluções para as empresas venderem mais e crescerem. Nos últimos 5 anos, a companhia investiu aproximadamente R$ 3 bilhões em pesquisa e desenvolvimento para atender, de maneira cada vez mais especializada, empresas de 12 segmentos da economia, tornando-se um trusted advisor de seus clientes. A TOTVS acredita no “Brasil que FAZ” e apoia o crescimento sustentável de milhares de negócios e empreendedores em todo país e em outras diversas regiões da América Latina. Para mais informações, acesse o site.

Sobre a Bajaj do Brasil

Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a marca estreou com uma subsidiária própria. A decisão estratégica está fundamentada no grande potencial do mercado brasileiro. “Nós apostamos alto no Brasil. E nós, da Bajaj, quando entramos em um país, é para nunca mais deixá-lo. Nosso compromisso com o cliente é indiscutível”, afirmou Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited, em visita ao Brasil na ocasião do evento de lançamento oficial da marca no País, em dezembro de 2022.

Em agosto de 2023, a Bajaj Auto Limited anunciou a estruturação de sua primeira fábrica de motocicletas no Brasil. Localizada na cidade de Manaus (AM), a planta, que será a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, terá capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano e iniciará operações em maio de 2024. Atualmente, os 3 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Dominar 160, a Dominar 200 e a Dominar 400, são montados no Polo Industrial de Manaus (AM), fruto de uma parceria estratégica com a Dafra.

Desde o início das vendas no mercado brasileiro, já foram comercializadas mais de 5.538 unidades dos modelos Bajaj e a meta para 2024 é triplicar o volume. Até o fim de 2024, a marca planeja também ao menos triplicar a sua rede de concessionárias, que hoje conta com 12 endereços, localizados em Campinas (SP); Jundiaí (SP); Santo André (SP); São Paulo (SP), onde a marca tem 3 lojas; Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); Taguatinga (DF); Florianópolis (SC); Salvador (BA) e Belém (PA). Já estão no cronograma deste ano as inaugurações em Sorocaba (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Recife (PE), Caruaru (CE), Manaus (AM) e Marabá (PA), além de outras unidades na cidade de São Paulo.

Sobre a Bajaj Auto Limited

Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global. A marca, de origem indiana é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do País, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano. A marca é líder de vendas em cerca de 17 dos 79 mercados para os quais as motocicletas Bajaj são exportadas e possui longo histórico na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada.

A Bajaj Auto Limited possui na Índia um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca, o que a coloca na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do planeta.

O padrão de qualidade global da Bajaj permite à marca estabelecer parcerias com outros grandes fabricantes mundiais. É o caso da austríaca KTM, com a qual estabeleceu seu primeiro acordo para desenvolvimento de motos de menor cilindrada em 2007, da sueca Husqvarna e da inglesa Triumph.

Além de motos, a Bajaj também é muito forte no segmento de veículos de três rodas, conhecidos mundialmente como “tuk-tuks”. No mercado indiano, a fabricante oferece também um pequeno automóvel, o Qute, bastante utilizado por taxistas no mercado exterior.

Para saber mais sobre a Bajaj, acesse.
Instagram: @bajajdobrasil

Fonte:

Ideal Press
Catherine Barros