Guia do primeiro carro elétrico: quanto custa e como funciona a recarga

Preços podem variar conforme o veículo, o tipo de carregador e a cidade onde você está “Ah, mas como fica a conta de luz com o carro elétrico?”. Essa, talvez, seja a maior dúvida - e o maior temor - que paira sobre a cabeça de quem quer comprar um veículo movido exclusivamente por baterias. De cara, já te falamos nesta quarta reportagem do Guia do Carro Elétrico: não é tão barato quanto querem fazer parecer e nem tão caro quanto parece. Saiba-mais taboola O custo da recarga de um veículo elétrico (VE) tem suas variáveis. Que passam desde a capacidade da bateria até o tipo de carregador que se usa, além da corrente que é usada e, claro, a bandeira tarifária vigente. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Porém, antes de entrarmos mais no assunto de quanto custa a recarga do carro movido exclusivamente a baterias, é preciso entender o tipo de recarga. Para início de conversa, tecnicamente, você pode ligar seu carro elétrico em uma tomada comum 20A, aquela de bitola grossa. Veículos elétricos podem ser carregados em tomada comum, como as que utilizamos para carregar um celular Renault Kwid E-Tech. Divulgação Obviamente, é necessário que esta tomada esteja devidamente aterrada e com fiação preparada. Mesmo assim, trata-se de um tipo de recarga que pode levar quase um dia inteiro para preencher as baterias do VE, algo pouco prático. “Em geral, se tem recarga rápida e recarga lenta. Na lenta, a potência é menor e a corrente é alternada. É a energia que a gente usa no nosso dia a dia, nas casas e empresas. Recarga rápida é corrente contínua, semelhante à bateria do nosso celular. É uma energia que carrega direto do carregador para a bateria do veículo elétrico”, explica Junior Miranda, CEO da GreenV. Veículos elétricos podem ser carregados em corrente alternada, recarga lenta, ou em corrente contínua, que gera recarga rápida Posto de recarga ultrarrápida. Divulgação Também varia o equipamento para tal função. Existem diferentes tipos de carregadores: residenciais, públicos, portáteis etc. O tipo mais funcional para quem compra um automóvel elétrico é aquele que pode ser instalado na residência, com aparelhos do tipo Wallbox. Grande parte das fabricantes que comercializam VEs muitas vezes fazem promoção e negociam o modelo com carregador incluso. Ou tem parcerias com empresas especializadas em carregadores. Os equipamentos homologados pelas marcas são um facilitador, mas obviamente têm um custo. Em um carregador do tipo wallbox, o Haval H6 leva cerca de 5 horas para ter as baterias completamente recarregadas André Paixão/Autoesporte Hoje, um aparelho do tipo Wallbox tem preços entre R$ 2 mil e R$ 3.500 (abril de 2024). Já a instalação do ponto de recarga, que pode ser feita entre um e três dias, dificilmente sai por menos de R$ 3 mil. Lembre-se que ainda tem a manutenção do equipamento, que deve ser feita a cada três meses. “Os valores vêm barateando especialmente do equipamento. Uma alternativa muito interessante são os carregadores portáteis, que em geral são mais acessíveis”, diz Miranda, se referindo aos aparelhos compactos que podem ser levados até no porta-malas e que custam entre R$ 1.500 e R$ 2 mil. Carregador portátil é fácil de transportar, além de mais barato Carregador portátil da Tesla. Reprodução Tem também a opção dos carregadores públicos, que oferecem cargas lentas ou rápidas, conforme o ponto. Nestes casos, porém, o dono do automóvel elétrico fica à mercê da disponibilidade do aparelho. Tem sido cada vez mais comuns as filas em eletropostos de shoppings e supermercados. Postos de carregadores públicos podem oferecer recargas rápidas, mas tempo de espera pode ser um problema Eletroposto de Shell e BYD. Divulgação Equipamentos residenciais entregam praticidade O tempo de recarga, como dito, varia de acordo com o carro. Os aparelhos DC de corrente contínua (os rápidos) são aqueles em que se consegue “abastecer” até 80% das baterias em menos de uma hora - geralmente de 30 a 40 minutos. Mas se cai naquele problema de ter 458 carros na fila ou um mal educado estacionado com uma picape diesel na vaga. Guia do primeiro carro elétrico: 7 dúvidas para tirar antes de comprar Guia do primeiro carro elétrico: como são a bateria e o motor Guia do primeiro carro elétrico: entenda como funciona a garantia Guia do primeiro carro elétrico: como funciona a manutenção Nos aparelhos residenciais que citamos, os mais convenientes para quem quer ter um carro elétrico, a recarga pode levar uma pernoite: em média, são oito horas para se completar as baterias. E aqui voltamos a falar do custo, pois o tipo de bateria vai ditar o quanto sua conta de energia elétrica vai ficar mais cara. Segundo estudos diversos, carregar um carro elétrico em um sistema devidamente instalado pode puxar menos energia que um banho diário com chuveiro elétrico. Levantamento de 2022 feito pelo Residential Energy Consumption Survey e publicado pelo Depar

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