Dica de manutenção: descubra o que pode causar o desgaste prematuro das pastilhas de freio

Início » Curiosidades Automotivas » Dica de manutenção: descubra o que pode causar o desgaste prematuro das pastilhas de freio Dica de manutenção: descubra o que pode causar o desgaste prematuro das pastilhas de freio Revisado por: Nicole Santana 16 de abril de 2024 Ninguém espera, mas o desgaste prematuro das pastilhas de freio pega muitos motoristas de surpresa. Mas afinal, o que fazer nesse tipo de situação? Bem, para início de conversa, a primeira coisa é entender as causas desse desgate prematuro e o que é preciso para evitá-lo. Assim, além de garantir mais segurança, a gente ainda evitar gastar uma nota com grandes manutenções. Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes! O que pode gerar o desgate prematuro das pastilhas de freio? Quando o motorista freia muito bruscamente com certa frequência Em situações de frenagens consecutivas durante o trânsito carregado Vamos entender isso melhor? O que acontece é que a pastilha de freio tem como função produzir o atrito que ocorre quando entra em contato com o disco, a fim de desacelerar e fazer o veículo parar completamente. Dessa forma, quando a gente freia bruscamente, toda energia (calor) gerada pela frenagem vai para os freios de uma vez só. Além disso, no segundo caso mencionado, não há tempo da refrigeração adequada, o que pode elevar a temperatura dos freios. Foto: FreepikFique por dentro: Top 3 serviços que mais rendem trabalho para os mecânicos das oficinas paulistas Como evitar o desgaste prematuro das pastilhas de freio? Sempre que possível, efetuar as frenagens de maneira suave Fazer o pré-assentamento das pastilhas de freio sempre que elas forem substituídas Realizar revisões preventivas do estado das pastilhas, do disco de freio, do cubo de roda, pinça e pino deslizante, assim como demais componentes do freio traseiro Em relação ao pré-assentamento das pastilhas, Luciano Costa, gerente geral da Jurid, fabricante de componentes de freio, explica: “Esse processo começa na oficina com o reparador ao realizar pelo menos 30 frenagens suaves de 50 km/h ou menos com intervalos entre as frenagens para o resfriamento. Depois o reparador deve orientar o motorista a usar os freios moderadamente nos primeiros 300 km, só assim que é concluído de forma correta para aumentar a área de contato entre o disco e a pastilha, criando uma camada de transferência” Foto: FreepikComo saber se a pastilha de freio está ruim? Por fim, com as revisões no tempo ideal, a gente evita pagar mais caro nas manutenções e ainda garante mais segurança para conduzir em paz. Ou seja, é só ficar de olho! Aproveite para conferir: Novo imposto obrigatório poderá render multa e pontos da CNH do motorista ASSISTA AGORA

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