Pneu do futuro será à prova de furo, feito de casca de arroz e terá Wi-Fi

Perguntamos às fabricantes como serão os pneus daqui 60 anos; confira as previsões Autoesporte completa 60 anos em 2024. De 1964 para cá, vimos os carros ficarem mais conectados, econômicos, seguros e tecnológicos. Mas um outro componente também evoluiu nesse período: os pneus. Nas últimas seis décadas, muita coisa mudou para estes aros de borracha tão importantes em absolutamente todos os veículos terrestres. O que os próximos 60 anos reservam para os pneus? Saiba-mais taboola Em clima de aniversário, Autoesporte conversou com os especialistas Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologia inovativa da Pirelli, e Celso Pereira, supervisor comercial de desenvolvimento de produto da Continental, para para entender mais sobre a evolução do setor. É consenso que o pneu do futuro, disponível nas lojas e oficinas no longínquo ano de 2084, será conectado, sustentável e vai ajudar carros autônomos e elétricos a desempenharem melhor suas funções. “O pneu vai continuar preto, redondo e com um buraco no meio para encaixar na roda. O que vai mudar radicalmente são os materiais e a implementação de novas tecnologias”, diz Falkenstein. Para Celso Pereira, da Continental, os pneus do futuro também serão parecidos com os atuais, mas inovações devem proporcionar rupturas no setor. “Inteligência artificial e conectividade vão fazer parte da vida do pneu. Mas, em comparação aos de hoje em dia, devem ser parecidos”. Citroën Urban é conceito que utiliza pneus esféricos Divulgação Em contraponto, outras fabricantes, como a Goodyear, já testam modelos esféricos. Além de melhorarem a estabilidade em velocidades altas e poder girar 360 graus, o desgaste também é menor por conta da grande superfície de borracha. Novos materiais Soja, arroz, caju e outros componentes naturais vão ganhar espaço no desenvolvimento de novos pneus Divulgação O pneu atual ainda é feito com materiais de origem petrolífera, como borracha sintética e negro de fumo. Com o passar dos anos, a Pirelli entende que essa matéria-prima será substituída por elementos naturais. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. “A borracha sintética será substituída pela natural, extraída de uma árvore. O negro de fumo usado como reforço vai dar lugar à sílica de casca de arroz”, projeta Falkenstein. Outros compostos são lignina (um subproduto da madeira), óleo de soja, resina de caju e estearato de zinco vegetal. “Estudamos fontes alternativas de extração da borracha natural para substituir a de origem fóssil. Até a reciclagem de garrafas pet pode se tornar uma alternativa. Há a expectativa de que um pneu feito com 60% de materiais naturais esteja nas lojas já em 2030”, diz Pereira. Estes novos materiais não são testados apenas por Pirelli e Continental, mas também por Goodyear, Dunlop, Michelin e Bridgestone. Conectividade e tecnologia Pneu do futuro vai ajudar carros autônomos a tomarem decisões mais seguras Divulgação Os pneus já desempenham funções de segurança, mas os especialistas apontam que as tecnologias atuais serão aperfeiçoadas. Na prática, os pneus devem deixar de ser apenas equipamentos avulsos para se tornarem componentes do sistema de segurança ativa do veículo. “Alguns carros já monitoram a pressão dos pneus. Com a adoção de um sistema Wi-Fi direto na roda, o pneu pode comunicar este dado com mais precisão ao veículo”, afirma Falkenstein. “Pensando em um mundo com carros autônomos, os pneus podem notificar a presença de buracos e irregularidades aos veículos ao lado”. Para a Continental, o pneu da década de 2080 poderá monitorar até o próprio desgaste. Isso inclui as condições da banda de rodagem, a profundidade dos sulcos, a temperatura e a pressão. “Podemos até chamar o pneu do futuro de smart tyre”, elabora Pereira. Como aumentar a resistência do pneu sem reduzir sua durabilidade? Divulgação Com um canal de comunicação entre carro e pneu, a roda do futuro poderá fazer até uma leitura do terreno e limitar a velocidade em ocasiões que colocam a vida do motorista em risco. O consultor da Pirelli elabora. “É normal que as pessoas esqueçam que o estepe temporário está instalado e atinjam altas velocidades nas estradas. Com o pneu do futuro, o carro receberá um comando via Wi-Fi para limitar a aceleração” Da mesma forma, os especialistas entendem também que os pneus poderão até mudar de textura ou de pressão de acordo com o tipo de estrada. “O pneu do futuro terá um sistema que permitirá enchê-lo ou esvaziá-lo em movimento. Pensando em vida útil, até mesmo para veículos de carga, será algo revolucionário que aumentará a durabilidade”, pontua o diretor da Continental. Economia e durabilidade Emissão sonora do pneu recebe atenção especial com a alta nas vendas de carros elétricos Divulgação As fabricantes vão focar em pneus mais duráveis, menos ruidosos e de baixa resistência ao rolamento. Essas características serão fundamentais, ainda mais considerando que apenas

Pneu do futuro será à prova de furo, feito de casca de arroz e terá Wi-Fi
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