Toyota deve usar carros híbridos para salvar motores diesel da extinção

Eletrificação será alternativa para reduzir emissões e manter picapes e SUVs à venda Por mais que exista a pressão pela descarbonização e o fim do uso de combustíveis fósseis, algumas categorias, como picapes médias e grandes, ainda são dependentes do diesel. A Toyota afirmou que motores deste tipo não vão morrer tão cedo, e adicioná-los a conjuntos híbridos pode ser a solução do futuro. Saiba-mais taboola Sendo assim, a Toyota voltou atrás na decisão de parar completamente de desenvolver novos motores diesel, anunciada dez anos atrás. A marca japonesa trabalha em uma nova família de propulsores a combustão, sendo alguns deles ainda movidos a diesel. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Toyota Hilux híbrida-leve foi lançada na Europa em 2023 Divulgação No ano passado, a Toyota apresentou a Hilux diesel com sistema híbrido leve de 48 volts no mercado europeu. A picape tem um pequeno propulsor elétrico que substitui alternador e motor de partida, ajudando na economia de combustível e reduzindo emissões. O conjunto se alia ao motor 2.8 turbodiesel já usado pela picape no mercado brasileiro. Ele rende 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Este mesmo conjunto híbrido leve estará na Toyota Hilux vendida no Brasil em 2025. Mas a marca deve ir além, avançando no desenvolvimento de propulsores diesel mais sofisticados e econômicos para o futuro. Carros diesel ainda representam fatia significativa das vendas globais da Toyota Divulgação Carros diesel são responsáveis por grande parte do volume global de emplacamentos da fabricante. Modelos como Hilux, SW4, Tacoma, Land Cruiser, Tundra, Sequoia e 4Runner ajudaram a Toyota a vender mais de 11,2 milhões de carros em 2023. Com um volume de vendas tão grande em mercados que ainda exigem carros diesel, a Toyota não vai seguir o mesmo caminho de tantas outras fabricantes europeias, que vão abandonar estes motores completamente nos próximos anos. A Porsche parou de produzir motores diesel em 2018, enquanto a Volvo produziu o último carro deste tipo, um XC90, semanas atrás. Outras marcas, como Land Rover e Mercedes-Benz, vão continuar a fabricar carros diesel enquanto existir demanda. Paralelamente aos utilitários diesel, a Toyota continuará focando no desenvolvimento de carros híbridos. Para o Brasil, há a expectativa de que a marca tenha um novo conjunto híbrido plug-in flex nos próximos anos. Fonte: Green Car Reports Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

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