Achado usado: um Porsche original pelo preço de um Fiat Pulse Abarth

Rejeitado pelos puristas, o cupê 924 foi o primeiro carro de Stuttgart a adotar motor refrigerado a água Quando se trata de esportivos, a Porsche está entre as marcas mais desejadas. Fundada há quase 100 anos, a empresa acumula inúmeras vitórias não só em pistas, mas também em vendas. E fãs puristas dos mais aguerridos. Tanto que, nas poucas vezes que tentou mudar a fórmula básica, causou polêmica. Uma delas foi nos anos 1970, com o 924. Hoje, porém, é possível encontrar unidades à venda com preços bem mais acessíveis, inclusive em relação a carros que não são de luxo. Autoesporte encontrou um Porsche 924 à venda em Porto Alegre por R$ 150 mil, mesmo preço de um Fiat Pulse Abarth novo (veja detalhes mais abaixo). O modelo é um dos carros da coleção de Diego Maradona. Saiba-mais taboola Audi que virou Porsche Após 45 anos de tradição da Porsche em só fabricar esportivos com a mesma “receita”, a partir de 1976 chegaria o 924, um modelo que, apesar de trazer o conceito de 2+2 lugares de seus irmãos mais velhos, tudo era diferente. A começar pelo desenho assinado por Harm Lagaay que trazia formas angulosas e pouco convencionais para a época. Porsche 928 tinha desenho bem diferente dos carros da marca na época Divulgação Isso pode ser explicado pela origem do projeto. O cupê esportivo seria um Audi se a Volkswagen, dona da Audi, não tivesse abortado o projeto intitulado EA 425. A Porsche, que na época foi responsável pelo desenvolvimento do carro, acabou abraçando todo o trabalho, levando em conta que ela precisava de um substituto para seu carro de entrada, o 914 com mecânica Volkswagen a ar. Além disso, a marca alemã passava por dificuldades financeiras e já tinha outro projeto em mente mais barato e prático, o Scirocco, baseado no Golf. Além do visual polêmico, o motor dianteiro 2.0 de quatro cilindros em linha refrigerado a água era tudo o que os mais puristas não queriam em um representante legítimo da Porsche. Para completar, seu desempenho aquém do esperado só alavancou críticas da imprensa especializada e do público. Desempenho era ponto fraco Motor 2.0 do Porsche 928 rendia discretos 125 cv Divulgação O cupê levava longos 9,6 segundos para ir de 0 a 100km/h, algo inadmissível para um esportivo da marca alemã. Com o opcional do câmbio automático de três marchas, o desempenho era ainda mais desanimador: 11,4 segundos. Esse desempenho era entregue pelo motor 2.0 de 125 cv de potência e 16,7 kgfm de torque. Chegava a velocidade final de 200 km/h, em parte ajudado pela boa aerodinâmica de sua área frontal bem reduzida. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. A configuração de motor dianteiro, câmbio montado na traseira e tração nesse mesmo eixo também trazia uma boa distribuição de peso e maior facilidade de “domar” o carro frente aos 911, por exemplo. Preço de Pulse Abarth Porsche 928 nasceu para ser um Audi Divulgação Encontramos no site Cia do Carro, um representante do 924 1976/1977 com especificação americana. Oferecido por R$ 149.900, custa R$ 1 mil a menos que um Pulse Abarth e bem menos que algumas réplicas cujos valores médios já ultrapassam a casa dos R$ 170 mil. O esportivo está com as rodas originais aro 14 montados em pneus novos 185/70 R14 e carroceria bem alinhada. A pintura, por sua vez, está em perfeito estado. A cereja do bolo é a placa preta de coleção. Rodas de 14 polegadas parecem pequenas perto dos Porsche atuais Divulgação Vale lembrar que um Porsche da década de 1970 é bem diferente em termos de equipamentos e luxo. O 924 disponível no Brasil, por exemplo, não tem vidros elétricos. Os bancos são de couro, mas o acabamento é simples e as maçanetas parecem compartilhadas com carros da Volkswagen da época. Há ar-condicionado, rádio toca-fitas e a ignição, como em um bom Porsche, fica do lado esquerdo. No odômetro da unidade à venda, 104 mil milhas, ou pouco mais de 160 mil km. Uma ótima oportunidades para dirigir um Porsche, sem precisar gastar centenas de milhares de reais. Porsche 928 tem bancos de couro, mas simplicidades como vidros manuais Divulgação Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

Achado usado: um Porsche original pelo preço de um Fiat Pulse Abarth
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Rejeitado pelos puristas, o cupê 924 foi o primeiro carro de Stuttgart a adotar motor refrigerado a água Quando se trata de esportivos, a Porsche está entre as marcas mais desejadas. Fundada há quase 100 anos, a empresa acumula inúmeras vitórias não >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.