Visão da Indústria: Não aos pneus remold para motos

Chegou mais uma edição da coluna Visão da Indústria, agora sobre pneus remold. Acompanhe! Recebemos com muita surpresa uma matéria veiculada na mídia recentemente que o Inmetro pretende reabrir a discussão sobre os pneus remold. A Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças (Anfamoto) reforça sua posição contrária a essa utilização. O pneu da motocicleta não foi projetado para ser reformado, são projetados com o objetivo de garantir a segurança e a boa dirigibilidade, se forem reformados certamente não preservarão suas características originais e a segurança. A falta de uniformidade da banda de rodagem com certeza compromete a segurança do motociclista. Outra preocupação dos fabricantes é com o desgaste dos pneus, durante a vida útil as condições de rodagem são diferentes e as carcaças se desgastam diferentemente. Sendo assim, cada carcaça deve passar por uma avaliação específica para verificar as condições de uma possibilidade de reforma. LEIA MAIS: O impacto dos impostos nos equipamentos de segurançaSalão das Motopeças é o orgulho do setorÉ preciso agir pela segurança Não é possível avaliar adequadamente essas condições através de uma inspeção visual, mesmo que detalhada, ela não seria capaz de detectar problemas estruturais. Estudos técnicos do próprio Inmetro demonstram que não é possível nem seguro utilizar esse tipo de pneu. Mais considerações sobre os pneus remold na coluna Visão da Indústria Devido a seriedade e gravidade desse assunto, esse estudo técnico foi apresentado em audiência pública, na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, em setembro de 2019. Na ocasião, o assunto foi amplamente debatido e o Inmetro permaneceu com a proibição. Desde abril de 2004, a resolução Contran 158 proíbe o uso de pneus reformados em motocicletas, seja por processo de recapagem, recauchutagem ou remoldagem. Em 2015, a portaria Inmetro 554, determinou a proibição do serviço de reforma de pneus destinados ao uso em vias públicas para motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos. Por diversas vezes foi solicitado ao Inmetro, por dirigente de associações que representam empresas de recapeamento, a revogação do artigo 6º da portaria n. 554 o que somos radicalmente contra, principalmente por se tratar de um item tão importante para a segurança quanto o pneu. O argumento é comercial: o pneu remoldado é mais “barato” e ecologicamente correto, mas não se avalia o risco para a segurança na pilotagem. Façamos somente uma pergunta: quanto vale uma vida? O pneu não pode falhar e os estudos comprovaram o perigo dos pneus remold. Devemos combater sua utilização pela segurança do motociclista. *Orlando Cesar Leone é Presidente da ANFAMOTO – Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças**A opinião dos colunistas não reflete necessariamente a opinião da revista

Visão da Indústria: Não aos pneus remold para motos
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