Utilização do Free Flow na Rio-Santos cresce mais de 160% após um ano da implantação, aponta levantamento do Sem Parar com clientes de SP

Pesquisa realizada com motoristas da Região Metropolitana de São Paulo e de cidades do entorno da BR-101 mostram que, além do aumento no uso do free flow, o conhecimento sobre tecnologia do pedágio sem cancelas cresceu 29% no primeiro ano; Dados são referentes às pesquisas que o Sem Parar realizou com clientes após um ano da tecnologia em operação e com levantamento produzido em 2023, quando o free flow havia sido implantado.

Utilização do Free Flow na Rio-Santos cresce mais de 160% após um ano da implantação, aponta levantamento do Sem Parar com clientes de SP
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A BR-101, mais conhecida como Rio-Santos, foi a primeira rodovia a receber o Free Flow no país, em 31 de março de 2023. Dados de um levantamento do Sem Parar realizado com motoristas da região metropolitana de SP e de cidades no entorno da BR-101 mostram que, um ano após a introdução da novidade, houve aumento de mais de 160% em sua utilização e crescimento de 29% no conhecimento dos motoristas a respeito da nova tecnologia.

De acordo com a análise, em abril de 2023, 30 dias após o início da operação do free flow, apenas 5% dos motoristas da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) haviam utilizado a tecnologia de pedágio sem cancelas. Após um ano, esse número subiu 160% e, atualmente, 13% dos motoristas da região afirmam já terem trafegado e utilizado o Free Flow na BR-101.

Em um recorte mais regionalizado para medir o nível de conhecimento de motoristas no entorno da rodovia, o mesmo levantamento demonstrou aumento de 29% no nível de conhecimento sobre o free flow e seu funcionamento. Atualmente, 38,6% dos motoristas da região afirmam conhecer sobre a tecnologia contra 30% em 2023.

Dados públicos do primeiro relatório do sandbox com a ANTT, divulgado em dezembro de 2023, informaram que 68% das transações de pedágio no free flow na Rio-Santos foram realizados com uma tag de pagamento automático. O uso da tag como forma de pagamento no free flow tem se mostrado a forma mais conveniente e econômica, já que permite que usuários desfrutem do Desconto Básico de Tarifa (DBT) e Desconto Frequente de Usuários (DUF).

A pesquisa realizada pelo Sem Parar entrevistou 1067 clientes da RMSP e Região Metropolitana da Baixada Santista, de 4 a 14 de março. 

Sobre o Sem Parar           

Há mais de 20 anos de atuando no Brasil, o Sem Parar, ecossistema de mobilidade, inaugurou a categoria de pagamentos automáticos no país e se mantém inovando para proporcionar uma vida sem barreiras para os seus clientes. Com mais de 7 milhões de tags ativas, está em 100% da malha pedagiada, oferecendo suas soluções em 13 Estados, além do Distrito Federal. São mais de 6.500 pontos urbanos credenciados, entre estacionamentos, drive-thrus, lava-rápidos e condomínios, sendo mais de 2.500 postos de combustível. Com o SuperApp Sem Parar, seu principal elemento de conexão com clientes, a empresa descomplica a rotina das pessoas, com mais de 28 produtos e serviços. Atualmente, o Sem Parar dispõe de amplo portfólio de planos e serviços, que se encaixam no perfil de cada cliente e podem ser adquiridos em mais de 10.000 pontos de venda próprios e de parceiros, por meio do site Sem Parar ou pelo Televendas. Sem Parar foi ganhador de 9 prêmios Reclame Aqui e das premiações organizadas pelo jornal O Estado de S. Paulo: Prêmio Mobilidade (2022), Melhores Serviços (2019|2020|2023) e o Marcas Mais (2020|2021|2022).    

Fonte:

Sem Parar / Relações Públicas        
Tatiane Santos