Teste: Volkswagen Virtus TSI, o único sedã turbo manual do Brasil

Sobrevivente no segmento, Virtus TSI cobra mais do que deveria para entregar boa dose de prazer ao volante Um antigo comercial da empresa de biscoitos Tostines perguntava ao público se os produtos da empresa vendiam muito porque eram fresquinhos ou se eram fresquinhos porque vendiam muito. Trazendo essa comparação para o mundo dos carros, chegamos ao Volkswagen Virtus TSI, o único sedã compacto com motor turbo e câmbio manual à venda no Brasil atualmente. Saiba-mais taboola O Volkswagen Virtus TSI manual 2024 está sozinho nessa fatia do mercado porque o público rejeita os manuais? Ou seria a falta de ofertas no segmento que obriga a clientela a migrar para os automáticos? É o que tentaremos responder neste teste, além de contar como anda o três-volumes. Versão tem bancos inteiriços André Paixão A depender do preço, é bem possível que a rejeição venha pelo fato de a única opção disponível custar R$ 109.990. Nesse patamar, ele fica exatamente entre o Chevrolet Onix Plus Turbo AT (R$ 106.560) e o Hyundai HB20S Comfort Plus (R$ 113.390), ambos já equipados com câmbio automático de seis marchas e motor turbo na mesma faixa de potência. Ok, sigamos adiante na nossa análise. Você pode argumentar que parte do público que gosta de dirigir um carro manual não vai se importar de dispensar o câmbio automático em nome de alguma emoção ao volante. Talvez a Volkswagen tenha mantido essa combinação para o Virtus 2024 justamente pensando nessas pessoas. Antes da reestilização, o 1.0 TSI era combinado apenas com a caixa automática de seis marchas. Volkswagen Virtus TSI Manual André Paixão Antes da reestilizalção, quem queria um Virtus com câmbio manual era obrigado a escolher o agora aposentado motor 1.6 MSI aspirado. A caixa MQ200 de cinco marchas é a mesma, uma velha conhecida dos brasileiros. Produzida na Argentina, equipa não só o sedã como também Polo e Saveiro, além dos finados Gol, Voyage, Fox e Up!. Tem os característicos engates curtos e muito precisos, aproveitando bem cada um dos 16,8 kgfm de torque extraídos do motor 1.0 12V turbo flex de três cilindros com injeção direta. Uma ressalva: tentar antecipar as trocas para economizar combustível pode ocasionar uma momentânea falta de força, ainda que todo o torque seja entregue a razoáveis 1.750 rpm. 521 l do porta-malas e 2,65 m de entre-eixos são referências no segmento André Paixão - Quando o motor enche, o sedã de 1.161 kg deslancha e vai assim até a faixa vermelha do conta-giros, posicionada nas 6 mil rpm. Na pista do Rota 127 Campo de Provas, o Virtus TSI manual levou 10,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Os 12 cv e 3,6 kgfm extras da configuração 200 TSI fizeram falta. Novamente trazendo como referência os rivais automáticos, na mesma prova o HB20S precisou de 9,4 s e o Onix Plus, de 9,7 s. Direção e suspensão parecem mais ajustadas para o conforto do que no irmão Polo. Os pneus de perfil alto (195/65) calçam rodas de 15 polegadas. Visualmente, podem não agradar, mas cumprem bem a função de filtrar irregularidades do solo. Volkswagen Virtus TSI Manual André Paixão As rodas pequenas (e todo o pacote de equipamentos) entregam que o Virtus TSI é uma versão de entrada. Apesar de ostentar belos faróis de LED (herdados do Nivus), o para-choque dianteiro é simples e não traz luzes de neblina. Para manobrar, os sensores traseiros ajudam a evitar esbarrões, mas faz falta uma câmera de ré em um sedã com 4,56 m de comprimento. Initial plugin text Na cabine, mais contrastes. De um lado, quadro de instrumentos digital e carregador de celular por indução. Do outro, bancos dianteiros com encostos fixos e tecido de confecção simples. O acabamento carece de capricho. Quando mudou o visual do Virtus, em 2023, a Volkswagen até trouxe diferentes texturas para os apliques do painel. Mas as portas seguem com material pobre. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Pior para quem viaja atrás, que nem sequer tem a faixa de tecido no apoio dos braços. Pelo menos não falta espaço. O entre-eixos de 2,65 m se destaca como o maior da categoria. O porta-malas de 521 litros quase consegue repetir esse feito, mas perde por pouco para os 525 l do Fiat Cronos. Volkswagen Virtus TSI Manual André Paixão Fecham a lista de equipamentos: ar-condicionado, direção elétrica, controlador de velocidade, portas USB-C e central multimídia de 6,5 polegadas com conexões Android Auto e Apple CarPlay (com fio). Por R$ 1.570 extras, o comprador pode trocar o sistema pela moderna VW Play, com tela de 10 polegadas, projeção de celulares sem fio e outros recursos adicionais. Aí, o preço salta para R$ 111.560. Com ou sem o opcional, o valor parece elevado, principalmente em um cenário repleto de outros sedãs (turbinados ou não) já automáticos e com preços parecidos. Reestilização de 2023 trouxe novos plásticos, mas acabamento segue simples demais André Paixão O mais surpreendente é que a versão TSI manual representa sign

Teste: Volkswagen Virtus TSI, o único sedã turbo manual do Brasil
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Sobrevivente no segmento, Virtus TSI cobra mais do que deveria para entregar boa dose de prazer ao volante Um antigo comercial da empresa de biscoitos Tostines perguntava ao público se os produtos da empresa vendiam muito porque eram fresquinhos ou s >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.