Teste Drive: Rampage R/T Hurricane 4 oferece conforto, potência e tecnologia

O teste drive dessa semana traz uma picape que impressiona em todos os terrenos – mas não é só isso. Traz também uma brasilidade extra. Vamos explicar: a RAM é uma marca originalmente dos Estados Unidos, que surgiu como Dodge. Hoje, é uma subsidiária da empresa ítalo-americana Fiat Chrysler Automóveis, atualmente Stellantis North America. Mas o que tem a ver com o Brasil, além das picapes serem um grande sucesso por aqui? A nova Rampage, que vamos tratar aqui, é uma legítima Ram criada sob medida para o Brasil – na verdade é a primeira Ram concebida e desenvolvida no Brasil. A picape brasileira com maior conteúdo tecnológico do mercado, com recursos de auxílio à condução e o novo sistema Ram Connect – e o primeiro veículo feito na América do Sul a receber o motor Hurricane 4, mais potente e veloz do Brasil, com 272 cv e capaz de chegar a 220 km/h. As versões trazem dois motores 2.0 turbo, a diesel e a gasolina – o Hurricane 4. São três versões com identidades próprias: Laramie, Rebel e R/T (modelo testado pela reportagem), sempre com câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4. Projeto realizado por mais de 800 engenheiros e técnicos no Brasil, com mais de 1,2 milhão de horas de desenvolvimento. A Rampage exigiu investimento superior a R$ 1,3 bilhão, do total de R$ 16 bilhões que a Stellantis está colocando no Brasil entre 2018 e 2025. A Rampage chegou para oferecer altas doses dos pilares fundamentais da marca – força, capacidade, luxo e tecnologia –, sempre presentes nas picapes Ram norte-americanas, dentro de um pacote no tamanho perfeito para as condições do Brasil e de toda a América do Sul. Apoiados por times norte-americanos da marca, a Rampage foi o quinto veículo a sair do Polo Stellantis de Goiana (PE), que já contabiliza cerca de 1,4 milhão de unidades produzidas. Obra do Stellantis Design Center da América do Sul, as linhas imponentes e impactantes da Rampage também tiveram a colaboração dos designers norte-americanos. Pois todas as características marcantes dos desenhos das desejadas Ram 1500, 2500 e 3500 tinham de estar visíveis nesta primeira Ram concebida fora da matriz. A carroceria é toda nova e foi dada uma atenção especial às proporções de todos os volumes, para a carroceria ficar “musculosa”, de qualquer ângulo que se veja. Os designers da Stellantis também trabalharam para que cada versão da Rampage pudesse mostrar uma identidade específica. FOTO: Divulgação/Marcos Camargo Por isso, na Rebel o visual off-road dá as cartas, com o uso extensivo de peças externas com acabamentos preto e grafite. Da mesma forma que na “irmã maior” Ram 1500 Rebel, as rodas e a grade, em formato trapezoidal, têm desenho exclusivo. Na Rampage Laramie, predominam os acabamentos cromados e prateados em peças como grade dianteira, molduras dos vidros, capas dos retrovisores, maçanetas, logotipos, rodas e para-choque traseiro, trazendo um estilo mais tradicional, como nas Ram 2500 e 3500. Já na versão mais esportiva testada pela reportagem, a R/T, toda a tradição da sigla famosa (“Road/Track”, Estrada/Pista) é exibida com uma mescla de componentes na cor da carroceria e preto brilhante. Destaque ainda para as grandes faixas no capô e para o emblema da versão nos para-lamas traseiros e nas faces da rodas também exclusivas desta versão. Completa o pacote esportivo o teto printado em preto. Vale ressaltar ainda a atenção colocada nos detalhes da Rampage, como nos conjuntos óticos, ambos inteiramente de LED. Na frente, os faróis têm assinatura marcante e as setas são dinâmicas, com a luz se “movimentando” de dentro para fora – recurso inédito no segmento. Ainda nos faróis, eles contam com um projetor de função dupla, responsável pelo farol baixo e alto. E os faróis de neblina também são em LED com função cornering (acompanham a curva). Atrás, as lanternas trazem grafismos que, quando iluminados, remetem à bandeira dos Estados Unidos, com listras vermelhas e a luz de ré formando o retângulo das estrelas. Ambos conjuntos óticos ainda possuem um welcome movement ao ligar a picape. Em relação às principais dimensões externas, a Rampage tem 5.028 mm de comprimento, 1.886 mm de largura, 1.780 mm de altura, 2.994 mm de entre eixos e 264 mm de vão livre entre os eixos. FORÇA A Rampage indica ser a picape mais potente fabricada na América do Sul. Isso se deve ao moderno motor Hurricane 4, aplicado pela primeira vez a um veículo produzido na região. Ele pode equipar as três versões, sendo que na R/T é a única motorização. São 272 cv de potência e 400 Nm (40,8 kgfm) de torque gerados pelo propulsor 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina, o mesmo que equipa o Jeep Wrangler. De última geração, ele é todo feito de alumínio e conta com injeção direta e duplo comando variável de válvulas. Parte da família GME (sigla inglesa para motor médio global) da Stellantis, o Hurricane 4 tem ainda turbocompressor twin-scroll de baixa inércia, válvula de alívio eletrônica e recirculação refrigerada dos gases de escapamento. Tudo para

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