Revisão fora da concessionária faz o carro perder a garantia?

Saiba quais são os riscos de fazer a revisão fora da rede licenciada pela fabricante Uma coisa é fato: carro 0-km no mercado brasileiro não é para qualquer um. Afinal, o modelo mais barato exige um investimento de R$ 72.640, preço da versão mais básica do Renault Kwid. Os valores exorbitantes fazem com que muitos brasileiros ainda optem pelos seminovos e usados. Como prova disso, de acordo com os dados mais recentes da Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, em 2024 já foram vendidos 1,73 milhões de automóveis usados. Saiba-mais taboola Ainda de acordo com a entidade, os carros 0-km somam pouco mais de 307 mil unidades emplacadas nos dois primeiros meses do ano. Um dos motivos dessa parcela da população optar por adquirir um carro completamente novo é a segurança de saber que ele não apresentará nenhum vício oculto. Carro 0-km ainda é sonho no Brasil Freepik E para que o veículo se mantenha assim, em perfeitas condições, uma coisa é certa: não podem faltar as revisões periódicas. Nesse caso, cada marca e modelo pode adotar um período ou quilometragem diferente para que o proprietário faça uma visita à rede de concessionária. Porém, de forma geral, elas ocorrem a cada 12 meses ou a cada 10 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Mas suponhamos que você tenha comprado um automóvel e não queira fazer as revisões na concessionária da marca. Será que essa decisão fará você perder a garantia de fábrica? A resposta está no manual Para responder essa pergunta de forma mais certeira fomos atrás do manual de manutenção e garantia dos veículos mais vendidos do Brasil, abrangendo assim as principais marcas. Porém, é preciso deixar claro que existem dois tipos de garantia, sendo a primeira a prevista em lei cujo prazo é de 90 dias, e a Garantia Contratual, que é a oferecida pela fabricante além da que já é imposta pela lei, conforme o Art. 50 do Código de Defesa do Consumidor. Toyota RAV4: preços, seguro, equipamentos e manutenção do carro mais vendido no mundo 8 dicas para encontrar uma boa oficina e fazer a manutenção do carro com segurança Manutenção, juros e combustível dificultam compra de carros no Brasil A Fiat, em seu site e no campo destinado aos proprietários, deixa claro que a perda de garantia ocorre “quando não são observadas as condições previstas no livreto de garantia do veículo.” Em paralelo a essa informação, o manual do proprietário do Fiat Argo deixa claro que “a Stellantis (grupo automotivo do qual a Fiat faz parte), não se responsabiliza pela garantia de peças e acessórios não genuínos instalados no veículo.” Além disso, a marca também deixa claro que “a instalação inadequada de peças e acessórios pode acarretar danos à carroceria, não sendo passíveis de cobertura de garantia.” Por fim, a montadora esclarece que “as revisões de Manutenção Programada são prescritas pelo fabricante.[...] A não realização das mesmas pode acarretar a perda da garantia. O serviço de Manutenção Programada é prestado por toda a Rede Assistencial Fiat, com tempos prefixados.” Revisão na concessionária autorizada é obrigatória para manter a garantia Divulgação Ou seja, caso a manutenção seja feita fora da rede autorizada, instrução dada no livreto de manutenção veicular, o proprietário pode sim perder a garantia do veículo. A Citroën também deixa claro no manual do proprietário do C3 que “a não realização de todas as manutenções, reparos e regulagens em um concessionário Citroën, observadas as quilometragens e prazos previstos neste manual, resultará na perda da garantia.” Porém, ela também esclarece que “esta situação (da perda de garantia) ocorrerá apenas se houver relação entre o problema apresentado pelo veículo e a ausência de revisão periódica e/ou reparo/manutenção realizado fora da rede de concessionárias.” Em seu site a Volkswagen também revela que “a validade da garantia está condicionada à realização dos serviços em uma Concessionária Volkswagen, dentro dos limites de quilometragem ou de tempo previstos no livrete de Manutenção e Garantia.” Por que o carro perde garantia caso a revisão seja feita fora da concessionária? De forma geral, a resposta é simples. A montadora não irá se responsabilizar por um serviço feito fora da sua rede de concessionárias, uma vez que ele não tem como garantir que o processo feito em um local diferente seguiu à risca as normas pré-estabelecidas pela marca. Revisão fora da concessionária pode fazer perder a garantia Freepik E o que diz a lei? O já citado Art. 50 do Código de Defesa do Consumidor explica que: “O termo de garantia ou equivalente deve ser padronizado e esclarecer, de maneira adequada em que consiste a mesma garantia, bem como a forma, o prazo e o lugar em que pode ser exercitada e os ônus a cargo do consumidor, devendo ser-lhe entregue, devidamente preenchido pelo fornecedor, no ato do fornecimento, acompa

Revisão fora da concessionária faz o carro perder a garantia?
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