Comparativo: Honda CR-V e GWM Haval H6, qual o melhor SUV híbrido?

Novo Honda CR-V híbrido chega por R$ 352.900 e usa a força de sua tradição contra o badalado GWM Haval H6 PHEV, de R$ 269 mil Ditados populares não envelhecem. “Nunca diga nunca” e “O mundo dá voltas” são meus preferidos. E se encaixam perfeitamente neste comparativo de SUVs médios híbridos entre o novo Honda CR-V e o GWM Haval H6 PHEV. Há poucos anos, a vitória de um carro japonês sobre um chinês era certa, independentemente de categoria ou preço. Saiba-mais taboola Pois bem: o mundo dá voltas e os chineses evoluíram. Agora temos duas ofertas parecidas e cheias de atrativos, mas separadas por quase R$ 100 mil. Será que o jogo virou para os chineses? Novo Honda CR-V e GWM Haval H6 PHEV têm o porte muito parecido Renato Durães O Haval H6 foi lançado há exatamente um ano, em março de 2023. A versão PHEV, plug-in, que pode ser carregada na tomada, chegou por R$ 269 mil e, na contramão do mercado brasileiro, não sofreu aumento de preço até agora — nem com a volta do imposto de importação para carros eletrificados, em janeiro. Já o CR-V, que não é plug-in, após um hiato de dois anos acaba de voltar ao país em sua sexta geração, por R$ 352.900. A diferença é de R$ 83.900. Na potência, nova vantagem (e muita) para o H6. O conjunto formado pelo motor 1.5 turbo e por dois motores elétricos de tração (um dianteiro, outro traseiro) entrega potência combinada de 393 cv e 77,7 kgfm de torque. O câmbio é automático de dupla embreagem com apenas duas marchas mecânicas. Demais relações são "preenchidas" pelos motores elétricos. GWM Haval H6 PHEV tem painel emborrachado Renato Durães O CR-V tem o mesmo conjunto do Accord: 2.0 aspirado a gasolina, de ciclo Atkinson, com 147 cv e 19,4 kgfm, atrelado a outros dois motores elétricos. Um atua como gerador e o outro, na tração, com 184 cv e 34,2 kgfm. A potência combinada é de 207 cv — o torque combinado não foi divulgado. A transmissão também é peculiar: chama-se e-CVT e não tem caixa de câmbio propriamente. O acoplamento entre o motor 2.0 e o diferencial tem apenas duas relações de marchas e funciona em velocidades de cruzeiro. Nas retomadas e acelerações mais fortes, a tração é sempre feita pelo motor elétrico. GWM Haval H6 PHEV tem apoio de braço com dois porta-copos Renato Durães O porte dos dois é parecido. O Haval tem 4,68 metros de comprimento, contra 4,70 m do novo CR-V. Na largura, o papel se inverte e a vantagem de 2 cm vai para o chinês, com 1,89 m contra 1,87 m. O SUV da GWM também tem 4 cm a mais de altura, com 1,73 m ante 1,69 m, e de entre-eixos, 2,74 m versus 2,70 m. Eu meço 1,87 metro e, sentado no banco traseiro, não tive problema de espaço para as pernas em nenhum deles, já com o assento do motorista ajustado para mim. Nos dois casos, o túnel central é praticamente plano, o que melhora o espaço para quem vai sentado no meio. Em comum, oferecem saídas de ar-condicionado e duas entradas USB-C para os ocupantes traseiros. O teto solar panorâmico é um opcional do H6 PHEV e custa R$ 10 mil, o que eleva o preço final do SUV híbrido chinês para R$ 279 mil Renato Durães No passado, carros chineses ganharam a fama (com muita justiça) de ter acabamento de baixa qualidade. Até o plástico usado em painéis e portas deixava a desejar. Em relação ao Haval H6, não podemos dizer isso. Os materiais são muito bons, sensíveis ao toque, e toda a parte superior do painel é emborrachada. Evocando os chineses do passado — com bem menos exagero, é verdade —, o SUV traz detalhes cromados na cabine que dão muito reflexo em dias de sol e podem ofuscar a vista do motorista. Por outro lado, o console central é vazado no estilo flutuante, deixando ótimo espaço para guardar objetos. Essa solução, inclusive, fez parte dos carros da Honda durante muitos anos e é interessante por dois motivos. GWM Haval H6 PHEV tem 560 litros de capacidade do porta-malas Renato Durães O primeiro é que a posição elevada do console deixa o motorista bem separado do passageiro, criando uma espécie de cockpit. Particularmente, gosto muito. O segundo é justamente o aproveitamento de um espaço que poderia ser fechado. Ali, temos duas entradas USB-A, para passageiro e motorista. Na parte de cima, carregador de celular por indução. A central multimídia do H6 é um dos seus pontos fortes. A tela de 12,3 polegadas faz conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem cabo de forma muita rápida e prática, sem contar que a qualidade da imagem é ótima. E dá para controlar várias funções do carro, inclusive o sistema de ventilação do ar-condicionado de duas zonas, por exemplo. GWM Haval H6 PHEV e novo Honda CR-V têm bastante personalidade no visual Renato Durães Para facilitar a vida no momento de estacionar, a câmera de 360 graus reproduz na tela a visão aérea do perímetro. E ainda existe um auxílio interessante: uma espécie de régua indica a distância, em centímetros, que o veículo está de algum objeto à frente ou atrás. O CR-V também possui muita qualidade no acabamento. No painel, os materiais são emborrachados

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Novo Honda CR-V híbrido chega por R$ 352.900 e usa a força de sua tradição contra o badalado GWM Haval H6 PHEV, de R$ 269 mil Ditados populares não envelhecem. “Nunca diga nunca” e “O mundo dá voltas” são meus preferidos. E se encaixam perfeitamente >>>

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