Aceleramos a BMW R 1300 GS: primeiras impressões

Depois de muita expectativa, finalmente tive a oportunidade de experimentar a nova BMW R 1300 GS! Nos aventuramos pelas estradas sinuosas da encantadora região de Campos do Jordão, sob um céu encoberto e uma fina garoa intermitente. Essas condições proporcionaram um teste mais profundo dos componentes eletrônicos desta máquina impressionante. Design Desde o primeiro olhar, as linhas suaves e arredondadas da R 1300 GS capturam a atenção. O design foi refinado pela BMW, resultando em um visual mais fluido e aerodinâmico. O porte da moto também está mais compacto em relação à sua antecessora. LEIA MAIS:Triumph Tiger 1200 2024: testamos a maxitrail que define novos padrõesColuna da Abraciclo: Made in ManausMOTOCICLISMO 315: confira os destaques desta edição! O farol, com sua intrigante forma quadrada e a marcante assinatura em X, batizada pela BMW como LED Matrix, despertou controvérsias entre os fãs da aventureira alemã. Mas eu, particularmente, gostei dessa nova assinatura do modelo. Dimensões e volume É perceptível a redução nos volumes da moto. O tanque perdeu um litro de capacidade, agora com 19 litros, e ficou mais compacto, assim como a rabeta, que também foi encurtada. A R 1300 GS está mais estreita, proporcionando um encaixe mais confortável das pernas tanto para pilotar em pé quanto sentado. Ergonomia Em termos de ergonomia, a R 1300 GS mantém o padrão de conforto elevado das versões anteriores. A BMW ainda oferece opções de banco alto e baixo, elevando ainda mais o nível de conforto, especialmente para os motociclistas apaixonados por longas viagens. Além disso, a moto apresenta uma gama de recursos de conforto, como quickshifter, aquecimento de manoplas e modos de pilotagem Dynamic e Enduro Pro. Destacam-se também os botões de acesso rápido ao menu de configurações da moto e os assistentes de pilotagem, incluindo aviso de colisão frontal (FCW) e aviso de aproximação lateral, proporcionando uma experiência de condução mais segura. BMW R 1300 GS na pilotagem Mas o importante é saber na prático como a nova R 1300 GS se comporta e as sensações que ela transmite na pilotagem. Ao subir na moto, imediatamente percevi o excelente encaixe proporcionado pelo banco mais estreito na parte dianteira. Com a suspensão abaixada em 3 cm, o apoio dos pés no chão tornou-se extremamente fácil, mesmo para pilotos de estatura mais baixa. Ao ligar o novo motor, a sensação de vibração reduzida foi evidente. Ao atravessar os paralelepípedos do Grande Hotel de Campos do Jordão, pude experimentar a leveza e agilidade da moto em apenas alguns metros, notando como ela mudou pra melhor. Ciclística e motor da BMW R 1300 GS O chassi de aço forjado do tipo under bone proporciona uma base sólida, enquanto o subchassi de alumínio mais curto e leve contribui para a agilidade. O motor passou por significativas melhorias, incluindo um aumento na capacidade volumétrica para 1.300 cm³ e uma redução de peso de 6 quilos no conjunto motor e câmbio. Com o motor e câmbio mais compactos, o eixo-cardã foi alongado, mantendo a distância entre-eixos da versão anterior. O resultado é uma maior capacidade de tração e aceleração, segundo a fábrica. Em conjunto com a nova estrutura, as tradicionais suspensões Telelever e Paralever, foram aperfeiçoadas e a dianteira recebeu uma espécie de coxim para o guidão, que agora não é mais apoiado na mesa superior, e um rolamento sob essa peça para aumentar a precisão da direção. Comportamento em estrada O novo motor demonstrou ser suave e responsivo em baixas velocidades, proporcionando uma experiência de pilotagem confortável e com pouca vibração. No entanto, ao acelerar com convicção, a resposta é impressionante, elevando o ruído do motor e proporcionando uma aceleração quase vertiginosa. O câmbio, embora um pouco rígido no acionamento do pedal, oferece trocas precisas, com a utilização do quick-shifter, especialmente em giros acima de 5 mil rpm. A agilidade nas curvas e as saídas emocionantes são características marcantes desta BMW. Suspensões e freios da BMW R 1300 GS As suspensões Telelever e Paralever foram aperfeiçoadas, proporcionando uma condução estável e confortável em diversas condições de terreno. Os freios combinados, assistidos pelo ABS Pro, oferecem uma frenagem segura e eficiente, tanto em linha reta quanto em curvas. O sistema de radar anticolisão adiciona uma camada extra de segurança, embora exija atenção em determinadas situações. Durante o teste pude comprovar a capacidade de contornar curvas com precisão e estabilidade excelentes e, no off-road, a R 1300 GS também se mostrou muito capacitada, sempre sob controle com as permissões da eletrônica no modo Enduro Pro. Iluminação e tecnologia As versões Triple Black e Option 719 estão equipadas com faróis adaptativos para curvas, proporcionando uma iluminação superior durante a condução noturna. Com cinco versões disponíveis no Brasil, a linha GS da BMW continua

Aceleramos a BMW R 1300 GS: primeiras impressões
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