Pesquisa da Quero Passagem destaca mudanças no trecho Rio - São Paulo

Segundo informações fornecidas pela Quero Passagem, uma das principais plataformas de venda de passagens de ônibus do país, cada vez mais passageiros adotam as viagens de ônibus como opção para o Rio de Janeiro.

Pesquisa da Quero Passagem destaca mudanças no trecho Rio - São Paulo
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

São Paulo, março de 2024 - O cenário das viagens entre Rio de Janeiro e São Paulo está mudando e o custo elevado das tarifas da ponte-aérea tem refletido em mudanças significativas no transporte rodoviário para o mesmo trecho seja em viagens a trabalho ou a lazer. Segundo informações fornecidas pela Quero Passagem, uma das principais plataformas de venda de passagens de ônibus do país, cada vez mais passageiros adotam as viagens de ônibus como opção para o Rio de Janeiro.

Imagem/divulgação: Sergio Souza/PexelsImagem/divulgação: Sergio Souza/Pexels

De acordo com a Quero Passagem, atualmente, cerca de 10 autoviações oferecem serviços nesse trecho altamente percorrido. Um dado que chama a atenção é o ticket médio das viagens, que se estabeleceu em R$ 137,80, refletindo um equilíbrio entre a acessibilidade e os serviços oferecidos aos passageiros.

Um aspecto notável é o crescimento exponencial das viagens registradas nos anos recentes. Em 2022, o trecho Rio de Janeiro-São Paulo testemunhou um aumento de 324%, enquanto São Paulo-Rio de Janeiro viu um crescimento de 297%. Esse ritmo de crescimento, embora tenha desacelerado em 2023 para 57% em ambos os trechos, ainda aponta para uma demanda robusta por esse meio de transporte.

A análise ainda revela números interessantes no mercado corporativo (B2B). Enquanto em 2022, o crescimento das viagens era excepcional, com aumentos de 702% e 607% nos trechos Rio de Janeiro-São Paulo e São Paulo-Rio de Janeiro, respectivamente, em 2023, os números continuaram a subir, embora em um ritmo mais moderado, com um aumento de 156% e 157% em ambos os trechos.

Em relação às classes de serviço mais procuradas, as categorias convencional e executiva mantém sua popularidade em ambos os trechos. Entretanto, é notável o expressivo crescimento das emissões nas categorias leito cama e semileito em 2023, principalmente no mercado corporativo, com aumentos de 113% e 191% no trecho São Paulo-Rio de Janeiro e 123% e 176% no trecho Rio de Janeiro-São Paulo.

Analisando o padrão de emissões ao longo do ano de 2023, observa-se que os meses de outubro e dezembro foram os mais movimentados para o trecho São Paulo-Rio de Janeiro, cada um representando 10,5% do total de emissões. Para o trecho Rio de Janeiro-São Paulo, setembro e novembro se destacaram, também com 10,5% das emissões cada.

Diante desses dados, fica evidente que o mercado de transporte rodoviário entre Rio de Janeiro e São Paulo, é uma importante alternativa e está em constante evolução, adaptando-se às necessidades e preferências dos viajantes. E o ano de 2024 ainda promete uma grande procura pelas viagens de ônibus no trecho Rio-São Paulo, sobretudo, com grandes eventos, como o show de encerramento da turnê The Celebration Tour, da Madonna, num dos cenários mais lindos do mundo e que poderá bater record de público e com o festival Rock in Rio, no segundo semestre.

A Quero Passagem continua comprometida em fornecer uma plataforma de reserva de passagens prática, confiável e conveniente, acompanhando de perto essas tendências e oferecendo soluções inovadoras para atender às demandas em constante mudança dos passageiros que viajam a lazer e a trabalho.

Fonte:

Quero Passgem (Assessoria de Imprensa)
Bianca Aguiar