BYD vai expandir produção de baterias para veículos elétricos no Brasil

Fabricante chinesa terá benefícios fiscais em fábrica na Zona Franca de Manaus (AM) Após quase dobrar os valores bilionários investidos no Brasil para a fabricação de automóveis, a marca chinesa BYD fechou um acordo com o governo federal para aumentar a produção de baterias para ônibus elétricos na Zona Franca de Manaus, no Amazonas. Saiba-mais taboola A fabricante e o governo assinaram um termo que determina o Processo Produtivo Básico (PPB) em Manaus, estabelecendo as etapas fabris mínimas para a produção das baterias com benefícios fiscais. Os módulos de baterias produzidos em Manaus são enviados a Campinas (SP), onde a fabricante chinesa faz a montagem dos chassis dos ônibus elétricos. A marca diz que uma frota de ônibus eletrificada pode reduzir em até 70% os gastos operacionais. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Fábrica da BYD em Manaus, Amazonas; complexo foi inaugurado em 2020 Divulgação O acordo foi assinado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro da Indústria e Desenvolvimento (Mdic), e por Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia (MCTI). Além da BYD, a parceria com o governo federal também envolve a WEG, grande fabricante brasileira de motores elétricos, e a Moura, marca de baterias para automóveis. A BYD anunciou que o acordo irá gerar novos empregos na região, mas não divulgou quantos funcionários serão contratados. O complexo de Manaus foi inaugurado em 2020, após um investimento de R$ 15 milhões, para a produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). Investimentos não param BYD vai produzir três carros elétricos e um SUV híbrido no Brasil Renato Durães/Autoesporte Na última semana, a BYD anunciou um complemento aos investimentos de Camaçari (BA), onde serão produzidos automóveis a partir deste ano. O montante inicial de R$ 3 bilhões subiu para R$ 5,5 bilhões, correspondendo a um acréscimo de 83%. A marca não divulgou como o valor adicional será utilizado. Inicialmente, quatro modelos sairão das linhas de montagem: os elétricos Dolphin Mini, Dolphin e Yuan Plus e o SUV híbrido Song Plus — este último já com motorização flex. Em um primeiro momento, os carros serão apenas montados no Brasil com peças oriundas da China. A partir de 2025, a BYD começa a efetivamente fabricar os automóveis por aqui e iniciar o plano de nacionalização. A capacidade de produção será de 150 mil veículos por ano na primeira fase de implantação, podendo chegar a 300 mil veículos em uma segunda etapa. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

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