Chevrolet Spin x Citroën Aircross: compare preços, versões e equipamentos

Minivan da Chevrolet vem mais equipada, mas SUV da Citroën é mais barato Uma nova disputa começou no mercado brasileiro. A Chevrolet acaba de apresentar a nova Spin, linha 2025, que estreia mais equipada e com motor recalibrado para ter fôlego contra o rival Citroën Aircross, que estreou em novembro de 2023 no Brasil. E Autoesporte fez um comparativo entre os dois modelos, que oferecem opções de cinco e sete lugares. Saiba-mais taboola Preço A Chevrolet Spin 2025 parte de R$ 119.990 e alcança os R$ 144.990. A minivan da marca traz quatro configurações no portfólio. Por outro lado, o Citroën C3 Aircross oferta seis versões. O valor inicial é R$ 112.990 e vai até R$ 136.590. No entanto, a fabricante francesa está promovendo um desconto para o Aircross, na tentativa de segurar a atenção frente ao lançamento da Spin. Assim, está com preço a partir de R$ 99.990 por tempo limitado. Preços * A Citroën está com desconto para as versões de entrada Feel Turbo, de 5 e 7 lugares. Assim, a de R$ 112.990 sai por R$ 109.990, enquanto a configuração de R$ 120.990 está disponível por R$ 117.990. Citroen C3 Aircross 2024 Murilo Goes/Autoesporte Motor A Chevrolet manteve o motor 1.8 aspirado de 111 cv de potência e 17,7 kgfm de torque da Spin. A fabricante preparou uma recalibração, no entanto, que ajudou no fôlego da minivan. A justificativa para manter o conjunto veterano é o custo-benefício, já que a proposta da Spin é ser um modelo acessível. Além disso, adaptar o 1.0 turbo do Onix custaria muito caro. Com o 1.8 recalibrado, o modelo entrega um desempenho razoável. A velocidade máxima é de 170 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h varia de acordo com a opção de câmbio (ambos de seis marchas). O automático, por exemplo, vai de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos com gasolina e 11 segundos com etanol. Já com a transmissão manual, os números ficam em 10,7 s e 10,2 s, respectivamente. Chevrolet Spin 2025 Renato Durães/Autoesporte Já o Citroën C3 Aircross é equipado com o motor 1.0 turbo flex de até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. No entanto, ao contrário da minivan, não tem câmbio manual. Ou seja, é equipado apenas com uma transmissão automática do tipo CVT que simula sete marchas. Com esse conjunto, o C3 Aircross é mais potente que a Chevrolet Spin. Em termos de desempenho, o modelo da Citroën vai de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos. Já a velocidade máxima é de 191 km/h. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Consumo O conjunto recalibrado da Spin auxiliou no consumo. Confira na tabela abaixo: Consumo de combustível: Spin x Aircross Dimensões No tamanho, a Chevrolet Spin é mais comprida e ficou (bem) mais larga que a antecessora. Em contrapartida, tem menos espaço entre os eixos que o C3 Aircross. A minivan da GM, por exemplo, oferece 4,42 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,69 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Enquanto isso, o SUV da Citroën entrega com 4,32 m de comprimento (-10 cm), 1,72 m de largura (-23 cm), 1,65 m de altura (-4 cm) e 2,67 m de entre-eixos (+5 cm). Citroen C3 Aircross 2024 Murilo Goes/Autoesporte Entretanto, é no porta-malas que está a maior diferença. O C3 Aircross tem 493 litros de capacidade no compartimento. Já a Spin tem 710 litros de capacidade nas versões de cinco lugares. Nas opções de sete, como os bancos não são removíveis, o espaço é reduzido para 553 litros. Com todos os assentos montados, a minivan conta com 162 litros. Chevrolet Spin 2025 Renato Durães/Autoesporte Equipamentos A lista de equipamentos não é um dos pontos altos do C3 Aircross. O modelo oferta airbags laterais, central multimídia de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio, rodas de 16” ou 17”, monitoramento de pressão dos pneus, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa e sensor de estacionamento traseiro. Nas versões mais caras, há câmera de ré, controlador de velocidade e faróis de neblina. O SUV ainda oferta três entradas USB, luzes DRL em LED, ar-condicionado, dois assentos na terceira fileira rebatíveis e removíveis, retrovisores elétricos, sistema de ventilação no teto e faróis de neblina. Citroen C3 Aircross 2024 Murilo Goes/Autoesporte Já a Spin oferta mais opções. São 6 airbags, faróis e lanternas em LED, ar-condicionado, painel de instrumentos digital de 8”, câmera de ré, banco da segunda fileira bipartido e rebatível, banco do motorista com regulagem de altura, central multimídia de 11” com sistema Mylink, controlador de velocidade de cruzeiro e sensor de estacionamento. Já nas versões mais caras estão alertas de colisão frontal, saída de faixa e ponto cego, frenagem automática de emergência, indicador de distância do veículo à frente, grade frontal com detalhes cromados, rodas de alumínio 16” e carregador de celular por indução. Chevrolet Spin 2025 Renato Durães/Autoesporte Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

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