RENAULT DO BRASIL E ASSOCIAÇÃO BORDA VIVA INICIAM AS VENDAS DA KARDIAN COLLECTION

Coleção exclusiva, desenhada pelo time do Renault Design Center Latam (RDCL) e produzida pelas mulheres da Associação Borda Viva, começou a ser vendida oficialmente na RENAULUTION party, a festa de lançamento do Kardian, em São Paulo.

RENAULT DO BRASIL E ASSOCIAÇÃO BORDA VIVA INICIAM AS VENDAS DA KARDIAN COLLECTION
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

A Renault do Brasil e a Associação Borda Viva, projeto social apoiado pelo Instituto Renault, iniciaram oficialmente as vendas da Kardian Collection, durante a RENAULUTION party, em São Paulo. Trata-se de uma coleção exclusiva, com produtos desenhados pelo time do Renault Design Center Latam (RDCL), produzidos pela Casa da Costura, uma das fontes de renda da Associação Borda Viva, que reutiliza materiais automotivos do próprio Kardian unindo sustentabilidade e alto design, incorporados aos propósitos da Renault.

Os produtos da Kardian Collection, que inicialmente foram disponibilizados em ações especiais da marca, agora estão à venda no site da Associação Borda Viva (www.associacaobordaviva.com) e, também, nas concessionárias Renault.

“A Kardian Collection traz a assinatura de design do Renault Kardian nos itens e elementos que representam a nova identidade visual da marca”, explica Daniel Nozaki, diretor de design do Renault Design Center Latam.

A coleção é composta por seis itens com design completamente exclusivos: mochila, shoulder bag, necessaire, bolsa raqueteira, caixa organizadora para porta-malas ou transporte PET e ecobag. Todos os itens são inspirados nas linhas do Renault Kardian e utilizam a cor Orange Energy, escolhida para o lançamento do veículo. Os produtos foram confeccionados reutilizando material do tecido MYLA do banco do próprio Kardian, doado pelo fornecedor SAGE, por meio de ativação da cadeia de valor da Renault do Brasil.

“A Kardian Collection já trouxe importantes conquistas para a Casa de Costura da Associação Borda Viva. Os pedidos iniciais da coleção já geraram mais de R$ 237 mil de renda para os projetos sociais que combinam empreendedorismo social, economia circular e design em um modelo de negócio sustentável”, explica Rose dos Santos, diretora presidente da Associação Borda Viva.

Ações ESG em destaque no evento

Os convidados para a festa de lançamento do Kardian também puderam conhecer as ações ESG da Renault do Brasil e do Instituto Renault em um estande sustentável montado no local do evento. Os conceitos ESG estão no centro da construção da estratégia de negócio da Renault do Brasil e por isso, as ações ESG realizadas pela marca e rede de concessionárias foram o tema central do estande do Instituto Renault do evento.

Adotando um design sustentável, o espaço foi construído a partir da reutilização de materiais, como ripas de madeiras de reflorestamento, tintas à base de água e aplicação de vegetação viva, com plantio em um viveiro de plantas após o uso. Além disso, objetos do universo automotivo foram ressignificados para compor a cenografia do estande, como cintos de segurança, rodas de carros, bancos, pneus, entre outros itens.

Os visitantes puderam conhecer os principais resultados das ações ESG e entender como eles se conectam aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU). Como exemplos, os programas de educação Geração Futuro Jovens Talentos e Geração Futuro Profissionalizante, que contribuem diretamente para o ODS 4 (Educação de Qualidade), por meio de cursos para pessoas em vulnerabilidade social na comunidade Borda do Campo.

Juntos, ambos os projetos já formaram 496 pessoas em 13 turmas desde 2019. Na área ambiental, destaca-se a autoprodução de energia limpa e renovável de origem fotovoltaica, anunciada pela montadora em julho de 2023, que fornece 100% da energia elétrica da Renault do Brasil, contribuindo para o ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima).

“Os projetos que apresentamos no estande ESG são apenas alguns exemplos das inúmeras ações da agenda social e de sustentabilidade da Renault do Brasil, uma empresa humana, calorosa, inovadora e responsável”, explica Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.

As iniciativas de inclusão e segurança, desenvolvidas pelo Instituto Renault foram representadas com a exposição e comercialização dos produtos da Kardian Collection, produzidos pela Associação Borda Viva, negócio social que já reaproveitou mais de 12 toneladas de material automotivo desde 2015, e os jogos digitais e interativos do projeto “O trânsito e eu”, programa de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 270 mil crianças já foram impactadas.

Sobre o Instituto Renault 

A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 13 anos, já são 887.358 pessoas impactadas. 

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade. 

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 100 mil pessoas desde 2002. 

 A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB formou 496 pessoas em 2023 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida. 

Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo. Juntos, os programas já formaram 496 pessoas desde 2019. 

Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 270 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

Fonte:

Renault Brasil