Como anda o GWM Ora 03?

Disponível aqui no Brasil desde o segundo semestre de 2023, o Ora 03, da GWM é vendido em duas versões: Skin (R$ 150 mil) e GT (R$ 184 mil). Fui convidado para conhecer e experimentar o modelo no autódromo de Interlagos, entre sol e chuva, capacete – e cones limitando a pista. Usar uma pista de corridas para experimentar um carro elétrico com vocação notadamente urbana pode parecer meio estranho. Mas se você lembrar que uma das características desses modelos 100% a baterias é o, digamos, vigor de sua aceleração, ter espaço livre à frente e certa imunidade às leis de trânsito, tudo faz sentido. Comecemos, então, por essa parte. Saindo da área dos boxes (pit lane), o circuito para testes se iniciava justamente por uma arrancada, partindo de um ponto assinalado por cones. Pé no fundo e o carrinho arranca com vontade – mas ruído quase nenhum. A ficha aponta para 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. Parece até um pouco menos. Já estava a uns 140 km/h quando foi necessário reduzir bem para passar por um obstáculo, também demarcado por cones e na forma de uma chicane. Com direção bastante direta e muito equilibrado, o Ora 03 zigue-zagueou firme e retomou velocidade bem rápido. Seguiu-se a série de curvas bacanas de Interlagos, algumas bem fechadas, e aos poucos eu fui ganhando confiança para pisar mais forte nas saídas, deixando para frear mais “dentro” das curvas. Com 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque e respostas instantâneas, o motor do “zero três” ajuda a fazer dele um esportivo bem divertido. Vá lá que a velocidade máxima é limitada a 160 km/h, mas, com as retas travadas pelos cones (a principal sequer estava incluída) e uma chuva que ia e voltava em intensidades diversas, isso nem chegou a atrapalhar. O ponto alto, mesmo, foi sentir a ótima dirigibilidade do carrinho. Como a maioria dos elétricos, esse ORA tem seu centro de gravidade bem baixo, por conta principalmente do lastro formado pelas células de sua bateria, instalada sob o piso da cabine. As rodas de liga são de aro 18 com pneus de perfil baixo – 215/60 – e há freios a disco nas quatro. Com uma suspensão mais para firme (e tropicalizada, adaptada às condições brasileiras) e uma boa distribuição do resto de seu peso – são 1.580 kg totais –, o carro tem um comportamento bem neutro e passa muita confiança. E tudo fica ainda mais interessante pela posição baixa de dirigir que você pode ajustar, característica dos modelos esportivos.  Duas versões, mesmo desempenho Ao todo, dei umas quatro voltas com as duas versões do Ora 03 – a mais simples, Skin, e a mais cara e estilosa, GT. E, tirando o visual, não percebi diferença praticamente nenhuma entre o comportamento de ambas. Essa diferença teria sido marcante, porém, se eu tivesse ficado mais tempo na pista. Diferença na distância que poderia percorrer, pois no GT a bateria é maior, com 63 kWh, enquanto a da versão Skin é de 48 kWh. E isso implica 319 km de autonomia no primeiro e 232 km no segundo, de acordo com os parâmetros do INMETRO. Mas se são idênticos em desempenho, as versões Skin e GT se diferenciam sensivelmente na aparência e se distanciam um tanto no pacote de equipamentos – que são sempre de série. A começar pelo teto solar panorâmico, que vem com o mais caro. E, como é de se esperar, o GT tem um visual mais esportivo, com para-choque dianteiro com desenho mais agressivo, aerofólio com pintura destacada e emblemas, combinação de cores mais “radical” – especialmente por dentro. Além disso, na GT estão recursos como carregador sem fio de celular, massageador e ventilação nos bancos dianteiros (com ajustes elétricos e memória de posição), abertura da porta por aproximação e full park-assist, sistema que realiza toda a manobra de estacionamento de forma autônoma. Em ambos, porém, o pacote de recursos de segurança é bem extenso, incluindo, entre outros, sete air-bags, alerta e frenagem em tráfego cruzado dianteiro e traseiro, piloto automático adaptativo (ACC) e frenagem autônoma emergencial.  Há também alerta de pontos cegos e leitura automática de placas de velocidade, além de reconhecimento de pedestres, motos e bicicletas, assistente de permanência e centralização de faixa e um sistema que desvia ligeiramente a trajetória do carro quando cruza com caminhões.  E, também nos dois, dá para selecionar diferentes modos de condução – Eco, Normal, Esportivo, Esportivo+, Automático e Individual –, que alteram as respostas de aceleração e, também, o consumo da carga da bateria. Visual do GWM Ora 03 é diferenciado  Escrevi esse subtítulo aí em cima sabendo que vai ter gente discordando. Isso porque há quem diga que o Ora 03 lembra modelos da Porsche (antigos e contemporâneos), com pitadas de Mini Cooper e do último VW Fusca. Pode até ser, mas na soma geral, o resultado me parece bem original. O que aproxima todos esses automóveis é o fato de seus desenhos e alguns detalhes fazerem menção a modelos mais antigos, em faróis redondos, capôs, para-lamas

Como anda o GWM Ora 03?
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Disponível aqui no Brasil desde o segundo semestre de 2023, o Ora 03, da GWM é vendido em duas versões: Skin (R$ 150 mil) e GT (R$ 184 mil). Fui convidado para conhecer e experimentar o modelo no autódromo de Interlagos, entre sol e chuva, capacete – e co >>>

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