Comparativo: BYD Dolphin Mini consegue superar o Hyundai HB20?
Hatch elétrico é mais equipado que o rival a combustão, mas perde em espaço interno e desempenho Depois de vencer o Chevrolet Onix e arrancar um empate com o Volkswagen Polo, o BYD Dolphin Mini entra em campo para um último duelo, desta vez contra o Hyundai HB20. Será que o elétrico chinês vai manter a invencibilidade? Ou o modelo de origem sul-coreana, mas produzido em Piracicaba (SP) será o único a conseguir superar a sensação do momento entre os carros elétricos? O Dolphin Mini é um dos principais lançamentos do ano. Pode ser considerado o primeiro carro elétrico com porte, equipamentos e preços equivalentes aos de um similar a combustão nos segmentos de maior volume. Saiba-mais taboola Houve uma decepção com o preço, estimado inicialmente nos R$ 100 mil. Mas os R$ 115.800 (incluindo o carregador caseiro) ainda fazem do Dolphin Mini uma opção competitiva. Para esse comparativo, trouxemos o HB20 Platinum Safety, uma das novidades da linha 2024. Custa R$ 114.590, portanto, pouco mais de R$ 1.000 mais barato que o rival chinês. Equipamentos Acabamento do Dolphin Mini é melhor que o do HB20 Fabio Aro/Autoesporte Nas fotos, você verá a opção mais cara, Platinum Plus, que passa dos R$ 120 mil. Porém, consideramos a configuração imediatamente abaixo. Da lista de equipamentos, esqueça acesso por chave presencial, partida por botão, ar e quadro de instrumentos digital. O rival do Dolphin Mini se defende com os mesmos seis airbags, controlador de velocidade e rodas de 16 polegadas. E não espere grande variedade de cores. O HB20 oferece apenas tons sóbrios na gama, diferentemente do BYD, que será disponibilizado em verde e rosa, por exemplo, além de branco e preto. HB20 tem custos de manutenção e de peças mais camaradas, mas ainda fica longe do Dolphin Mini Fábio Aro Ao volante Ao volante, o HB20 se aproxima do rival. A suspensão é macia e deixa a carroceria rolar, e não filtra tão bem as imperfeições do solo, principalmente na traseira. A do BYD, como já explicamos, é mole, mas com curso limitado. Por outro lado, o Hyundai é mais ruidoso do que Polo e Onix, em claro antagonismo com o silencioso Dolphin Mini. Mas o desempenho não tem comparações. O BYD perde preciosos pontos nesse aspecto pela escassez de potência. São 75 cv de potência, 45 cv menos que os 120 cv do motor 1.0 TGDi (turbo flex com injeção direta) do HB20. Hyundai HB20 não tem freios a discos na traseira, mas freia melhor que o rival Fabio Aro/Autoesporte O Hyundai também apresentou números mais sólidos de frenagem. No Rota 127 Campo de Provas, o HB20 precisou de 13,8 metros para parar vindo a 60 km/h. Em comparação, o Dolphin Mini parou totalmente após 16,3 metros, diferença considerável em uma velocidade não tão alta. HB20 brilha nos custos Em custos de propriedade, o HB20 é o hatch compacto que mais se aproxima do Dolphin Mini. Tem revisões até 50 mil km apenas R$ 300 mais caras que o BYD. Pode parecer pouco, mas é um feito e tanto, já que carros elétricos têm muito menos peças. Já a cesta de peças do Hyundai é quase 40% mais barata que a da BYD, ainda que o chinês não tenha itens como filtros de óleo e de combustível. Aliás, como a marca chinesa não liberou os preços das peças, fizemos uma estimativa baseada nos valores do Dolphin com redução de 20%. Mesmo com menos peças, revisões do BYD Dolphin Mini não são tão mais baratas que as do HB20 Fabio Aro/Autoesporte O Hyundai perde nos gastos com abastecimento (R$ 11.054 contra R$ 3.716), mas as notas em seguro e peças o deixaram dois pontos à frente. Ainda tem espaço interno semelhante, porta-malas maior e uma grande vantagem: capacidade de cinco pessoas. No conjunto da obra, o HB20 supera o rival chinês. BYD Dolphin Mini e Hyundai HB20 Seu bolso *Cotação feita pela Minuto Seguros com base em um perfil de homem e mulher de 35 anos, residentes na cidade de São Paulo. Dados da montadora Itens BYD Dolphin Mini Fábio Aro Agradecimentos: Haras Tuiuti — harastuiuti.com.br Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas
Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.