21 carros extraordinários com canopis — como aviões caça!

Uma panóplia de canopis! Os designers reinventaram a porta do carro de várias maneiras, e o canopi elevável provou ser uma das alternativas mais duradouras à norma. Seja uma capota de vidro estilo avião ou a seção completa do teto que se eleva ou se articula, entrar e sair de um carro com canopi é sempre um evento. Aqui está um resumo de nossos favoritos por ordem cronológica de apresentação. 1. Messerschmitt KR (1953) O canopi grande e curvo dos modelos Messerschmitt KR é claramente derivado das raízes aeronáuticas da empresa. Isso também explica o mecanismo simples com dobradiças laterais para abrir e fechar a considerável porta de plástico do teto do KR. Com dobradiças no lado direito, o canopi compreende todo o teto do KR. Os modelos Roadster tinham um teto dobrável em tecido, mas mantinham a parte inferior da carroceria que se inclinava com o canopi para facilitar o acesso. O KR200 tinha um design de canopi simplificado com um para-brisa curvo e o luxo de um limpador de para-brisa elétrico em vez da lâmina única operada manualmente do KR175. 2. Lincoln Futura (1955) O Lincoln Futura encapsulava tudo o que havia de mais inovador em 1955, incluindo entradas de ar, barbatanas e, é claro, um canopi de plástico transparente. Até mesmo o nome era puro otimismo da Era do Jato. Baseado em um chassi Continental Mark II e estilizado por Bill Schmidt e John Najjar, o Futura impressionou multidões no Salão de Chicago de 1955 e foi um sucesso quando foi lançado como carro de brinquedo e kit de modelo. No entanto, o maior papel do Futura foi aquele em que ele teve que abrir mão de seu nome quando o personalizador George Barris o transformou no primeiro Batmóvel para a série de televisão. Infelizmente, o teto canopi foi abandonado por Barris e substituído por um design mais simples de teto aberto. 3. Chevrolet Testudo (1963) Há um toque de Jaguar E-Type no Chevrolet Testudo, que foi projetado pela Bertone para ajudar a Chevrolet a promover seu Corvair na Europa. Sob a carroceria elegante com canopi, havia um piso, um motor e uma suspensão do Corvair cupê encurtados. O canopi com dobradiças frontais do Testudo incluía um para-brisa de vidro de segurança e um teto superior de Plexiglass colorido para evitar o calor do sol. Outra escotilha na traseira permitia o acesso ao porta-malas. 4. Peel Trident (1965) Certamente um dos menores carros a adotar um canopi para acesso à cabine, o Peel Trident utilizou esse design para obter eficiência de espaço. O grande canopi compunha quase toda a carroceria dianteira do carro, bem como o teto, e exigia apenas uma única dobradiça dianteira. Uma bolha feita de Perspex foi colocada sobre uma carroceria de fibra de vidro, com um para-brisa plano que contribuiu para a aparência incomum do Trident. Outra característica extraordinária do Trident era que a coluna de direção do carro se elevava e se estendia com o canopi quando ele era aberto para maximizar o espaço para seus ocupantes entrarem ou saírem. 5. AMC Amitron (1967) O AMC Amitron foi desenvolvido em resposta direta à legislação iminente para melhorar a qualidade do ar nos EUA e reduzir sua dependência do petróleo. Isso explica o tamanho pequeno do Amitron alimentado por bateria e o espaço eficiente do canopi. Ao contrário de muitos carros com teto deste tipo, o do Amitron era articulado na traseira. Isso permitia um acesso mais fácil à cabine, mas o projeto foi arquivado quando os custos da bateria se mostraram proibitivos demais. No entanto, a influência do Amitron perdurou na forma do Pacer da AMC, com sua forma de cunha. 6. Ikenga GT (1967) Não faltou ambição ao Ikenga de David Gittens quando ele o apresentou em 1967. Baseado em um chassi McLaren M1B e equipado com um motor de corrida Traco-Oldsmobile para começar, o canopi era a cobertura estilística e literal de um design muito ousado. O canopi foi projetado para parecer parte de uma máscara de guerreiro africano quando visto de cima e Ikenga é uma palavra nigeriana para “espírito”. Devido ao design do canopi, Gittens criou um inspirado design de limpador de para-brisa que girava como as lâminas de um helicóptero. Talvez isso tenha sinalizado que Gittens passaria mais tarde a projetar girocópteros? 7. Dodge Charger 3 (1968) Um canopi com dobradiças traseiras marcou o conceito do Dodge Charger 3, que tinha apenas 106,7 centímetros de altura. Quando o teto era levantado, o painel de instrumentos e o volante saíam do caminho para ajudar o motorista a entrar e sair. A Dodge também facilitou a vida dos ocupantes do Charger 3, com assentos que podiam se elevar em 20 cm. O designer da Hot Wheels, Ira Gifford, inspirou-se no Charger 3 para produzir uma versão de brinquedo em 1969, embora sem as abas extensíveis na parte superior do porta-malas e nas laterais que estavam no conceito para ajudar na frenagem. 8. Fiat Abarth 2000 Scorpione (1969) Filippo Sapino, da Pininfarina, é o responsável por esse capítulo dos designs em cunha do final da década de 1960, que ve

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