Alpha Testes: Fiat amplia portfólio no Brasil com a nova picape Titano

Modelo chega em três versões para concorrer com Hilux, Ranger, S10, L200 Triton, Frontier e Amarok Texto: Sérgio DiasFotos: Divulgação A Fiat convidou e fomos conhecer a picape Titano, a primeira grande novidade da marca para o mercado brasileiro em 2024 que a coloca numa situação diferente da vivida por ela no mercado de picapes: conquistar um lugar no pódio, afinal com as Strada e Toro a liderança é consolidada. “A Fiat é a marca número um em picapes há duas décadas, um dos segmentos que mais crescem no mercado. Assim, não nos acomodamos e queremos ganhar ainda mais espaço. Dessa forma, a Titano chega com a importante de missão de colocar a Fiat nas D-picapes e elevar ainda mais a participação da marca na categoria em que domina, além de colaborar fortemente para a longevidade da nossa liderança no segmento”, explicou durante o lançamento da picape Herlander Zola, vice-presidente sênior de Operações Comerciais da Stellantis no Brasil e de Veículos Comerciais Leves (LCV) para América do Sul. Para completar o portfólio de picapes da marca e entrar em um segmento que a Fiat não participava, a Titano será oferecida nas versões de entrada Endurance, com preço a partir de R$ 219.990,00; a intermediária Volcano, com preço a partir de R$ 239.990,00 e a topo Ranch, com preço a partir de R$ 259.990,00. Para competir com as fortes Hilux, Ranger, S10, L200 Triton, Frontier e Amarok, a Fiat foi buscar um nome inspirado na entidade da mitologia grega que enfrenta Zeus e os demais deuses do Olimpo. O nome Titano ainda tem vínculo com o metal titânio, que possui alta resistência e durabilidade. Projeto global da Stellantis, dona de algumas marcas, entre elas a Fiat, a Titano tem na sua origem a picape Peugeot Landtrek, que é comercializada no Chile, por exemplo. Para o Brasil o modelo recebeu novas suspensões, coxins de cabine, rodas, bancos e calibrações específicas para garantir conforto sem perda da capacidade off-road, além de maior distância do solo e aderência. Todas as versões são equipadas com o motor 2.2l Turbodiesel de 180 cavalos de potência, com 40,8 kgfm nas versões Volcano e Ranch, equipadas com câmbio automático de seis velocidades e 37,7 kgfm na versão Endurance, equipada com câmbio manual de seis velocidades. Para otimizar a tração em qualquer condição de aderência e carga, é possível selecionar três modos de tração: 2H (2 High Speed) em que a tração fica 100% nas rodas traseiras; 4H (4 High Speed) que é utilizada quando o veículo está em terrenos desafiadores e 4H (4 Low Speed) ideal para quando é necessário maior torque, principalmente em condições extremas de off-road. A Fiat Titano tem 5.330 mm de comprimento, 2.221 mm de largura (com espelhos), 1.898 mm de altura (com barras longitudinais), 3.180 mm de distância entre eixos e o maior volume de caçamba da categoria com 1.314 litros. Ainda possui 235 mm de distância do solo, 29° de ângulo de entrada e 27° de ângulo de saída. A Titano também conta com rodas de liga-leve de até 18”, que além de darem um ar mais robusto à picape, também possuem grande funcionalidade na utilização off-road e ao carregar cargas mais pesadas. No design a Fiat Titano tem a frente composta pela nova grade, que antecipa a linguagem de design da marca e a nova interpretação da Fiat Flag. A assinatura dos faróis DRL LED e o skidplate completam o visual frontal do modelo. Externamente, o conjunto de maçanetas e retrovisores cromados, de gosto um pouco duvidoso. Por dentro a Fiat Titano oferece 27 litros de porta-objetos, divididos de forma inteligente para facilitar o dia-dia do motorista e passageiros com espaços para armazenamento até abaixo dos bancos. Também há ganchos retráteis nas costas dos bancos dianteiros, que podem ser usados para pendurar bolsas ou mochilas de até 4 quilos, que evitam que o objeto caia durante a condução. O painel conta com cluster com tela digital colorida 4.2” e central multimidia de 10”, voltados para o motorista, o que garante ainda mais praticidade no uso e funcionalidade. Além disso, ainda é possível conectar e carregar dispositivos eletrônicos através das duas entradas USB acessíveis diretamente no console central. O volante multifuncional é em couro e traz o Fiat Script. Os bancos são de couro com costuras e os assentos dianteiros possuem ajuste elétrico, inclusive para o passageiro, garantindo um conforto extra. Já os traseiros, são modulares e podem ser rebatidos, o que permite capacidade de transporte de até 100 quilos atrás da segunda fileira de bancos. A Fiat Titano vem bem equipada em relação à tecnologia trazendo tudo que o cliente precisa, como a central multimídia de 10” que pode ser personalizada e navegação embarcada TomTom, que facilita o acesso as várias configurações do carro, além de contar com Apple Carplay e Android Auto, para conexão com o celular. Conta ainda com ar-condicionado digital dual zone e keyless entry’n go (chave presencial com partida por botão). Além disso, traz também alerta de posição do volant

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