CARRO DO ANO EUROPEU 2024 - RENAULT SCÉNIC E-TECH

Depois do sucesso da releitura do Megane, transformado em um crossover elétrico, a Renault também resgatou a designação Scenic (também agora grafado sem acento) em mais um utilitário esportivo recarregável na tomada. Agora, a nova encarnação do modelo que era o monovolume da linha Mégane a combustão foi eleita o Carro do Ano 2024 na Europa, organizado há 61 anos por um consórcio de revistas do continente.Este consórcio, aliás, teve uma mudança este ano na representante da Alemanha, com a revista Auto Mobil-Vox substituindo a Firmenauto. As demais foram mantidas: Auto Trends (Bélgica),  Autocar (Grã-Bretanha), Autovisie (Holanda), Vi Bilägare (Suécia), L'Auromobile (França), Autopista (Espanha), Automobil Revue (Suiça) e Auto (Itália). O anúncio voltou a ser feito no último Salão de Genebra, como acontecia de 2012 até 2019. De 2020 a 2022 estava sendo revelado online. No ano passado, foi feito no Salão de Bruxelas. A antiga minivan já havia vencido a premiação em 1997 e agora volta a vencer como SUV elétrico. Conquistou 329 pontos dos 58 jurados, dos quais 22 o colocaram em primeiro lugar, mas apenas 2 deram nota 10. Enquanto o Megane segue a linha dos cupês, o Scenic E-Tech tem o estilo mais puro dos SUV. A frente tem grade perfurada em formato de favo e faróis horizontais, alinhados a uma máscara fina transparente. A lateral tem linha de cintura ascendente, com o teto de caída brusca, com um aplique diagonal alinhado ao teto, que pode ser preto ou em aço escovado. Este recurso estético forma uma ponta na terceira janela lateral. As lanternas, com prolongamento até a tampa do porta-malas (de 545 litros de capacidade), têm formato de pistola. Apesar da mesma plataforma, o Scenic é maior que o Mégane. Mede 4,47 metros de comprimento (contra 4,21 m), 1,86 m de largura (1,77 m), 1,57 m de altura (1,50 m) e 2,79 m de distância entre-eixos (2,70 m).O estilo do interior é o mesmo visto no Megane, Austral, Espace e Rafale: quadro de instrumentos eletrônico de 12,3 polegadas na horizontal e a opcional tela multimídia de 12 polegadas e curvada na vertical, que unidos formam um L invertido no painel. Uma das saídas de ar centrais fica entre as duas telas e a outra é contínua, até o lado do carona. Vale lembrar que o Megane E-Tech veio para o Brasil com a tela multimídia menor, de 9 polegadas, na horizontal. O novo Scenic tem um único motor dianteiro com duas versões de potência: 170 e 220 cavalos. Também há duas opções de capacidade de bateria: 60 e 87 kWh. A autonomia é de, respectivamente, 430 e 623 km. Em Portugal, o Scenic E-Tech está sendo vendido em quatro versões de equipamento: evolution, techno, esprit Alpine e iconic, grafadas assim mesmo, com letra minúscula. As duas primeiras têm as duas opções de potência, enquanto as demais, só a mais potente. Os preços variam de 46.500 a 52.650 euros, equivalente a faixa de 249.700 a 282.700 reais.A versão mais barata já é equipada com rodas de 19 polegadas, purificador de ar no habitáculo, piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa, assistente de frenagem de emergência, sete airbags (frontais, laterais, cortina e central dianteiro), e ar condicionado digital de 2 zonas, mas tem sistema multimídia de 9 polegadas horizontal. Já a versão mais cara tem tela multimídia de 12 polegadas vertical com o sistema operacional Android Automotive e sistema de reconhecimento de voz avançado, sistema de som premium Harman Kardon com 12 alto-falantes, rodas de 20 polegadas, alerta de ponto cego e prevenção de saída de faixa em ultrapassagem, alerta de aproximação de veículos ao abrir a porta, alerta de obstáculos traseiros, frenagem regenerativa e cinco modos de condução (chamado Multi-Sense, influencia na dureza da direção e na resposta do motor e do acelerador): Normal, Confort, Sport, Eco e Personal. Também tem assistente de saída de faixa, aquecimento dos bancos dianteiros e volante e banco do motorista com ajuste elétrico e massagem. Sistema de estacionamento automático, retrovisor interno inteligente, câmera 3D com visão 360º são opcionais num pacote que custa mil euros. Teto solar panorâmico de cristal, com transparência ajustável eletronicamente no sistema multimídia, também é cobrado à parte por 1.500 €. Um último detalhe é o som externo de aviso de aproximação composto pelo famoso instrumentista francês Jean-Michel Jarre. Carro do Ano 2024: Renault Scenic - 329 pontosEste é o sétimo título da Renault, que não vencia desde 2006 com o Clio de terceira geração e agora se isola como a segunda maior vencedora da premiação realizada desde 1964. A Fiat, em jejum desde 2008, ainda lidera com nove conquistas. O Scenic também se junta ao Clio, ao Volkswagen Golf e ao Toyota Yaris como mais um modelo a vencer duas vezes.A BMW continua virgem em títulos e perdeu mais uma oportunidade este ano ao ficar com o vice, com o Série 5, que somou 308 pontos. Terceiro colocado, a terceira geração Peugeot 3008 (que agora tem estilo cupê) deixou de ser bicampeão como modelo e a marca do

CARRO DO ANO EUROPEU 2024 - RENAULT SCÉNIC E-TECH
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Depois do sucesso da releitura do Megane, transformado em um crossover elétrico, a Renault também resgatou a designação Scenic (também agora grafado sem acento) em mais um utilitário esportivo recarregável na tomada. Agora, a nova encarnação do modelo que >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.