68% dos brasileiros pretendem adquirir um consórcio em 2024

Com mais de 60 anos no mercado, o consórcio continua despertando a atenção dos brasileiros. Segundo dados da Pesquisa Consórcios no Brasil, realizada pela consultoria Kantar iniciada em dezembro de 2023 e concluída em janeiro último, com participação de 1.600 entrevistados (mulheres e homens de 18 a 45 anos de idade), 68% deles pretendem adquirir um consórcio em 2024.

68% dos brasileiros pretendem adquirir um consórcio em 2024
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

Ainda de acordo com o levantamento, encomendado pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), 46% deste público pretende adquirir consórcio no segmento de imóveis e 50% deles recomendariam uma administradora de consórcio para seus amigos ou parentes.

Com a queda lenta da taxa Selic, o consórcio continua sendo uma opção vantajosa e planejada para a aquisição de um bem ou serviço. Diferentemente do financiamento, que possui taxas atreladas, a modalidade é reconhecida pela ausência de juros e entrada em sua contratação.

Números positivos

Em 2023, o segmento de consórcio superou expectativas, impactando positivamente em diversos setores da economia. Segundo dados da ABAC, os negócios do setor bateram recorde em relação a 2022 e atingiram a marca de R$ 316,70 bilhões em créditos comercializados, sendo 25,6% acima dos R$ 252,09 bilhões anteriores, no mesmo período. Já em janeiro deste ano, os negócios do setor aumentaram 26,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em todo o Brasil, o número de participantes ativos foi de 10,36 milhões, 10% a mais que em janeiro de 2023.

O desempenho do setor também pode ser constatado pela Ademicon, maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos, que alcançou mais um recorde de vendas na sua história. Em 2023, a companhia comercializou R$ 18,6 bilhões em créditos, um crescimento de 54% em relação a 2022. O resultado anual ainda supera em 23% a meta de R$ 15 bilhões estabelecida para o período. Em janeiro deste ano, a Ademicon comercializou R$ 1,6 bilhão em créditos, o que representa um aumento de 56% em relação ao mesmo período do ano passado.

Histórias de sucesso

O microempresário Weslen Dias Moraes, de 29 anos, do Paraná, que adquiriu três cotas de consórcio, sendo duas de imóveis e uma de veículos, conta que enxergou a modalidade como forma de investimento, já que ele tem a opção de vender a carta contemplada e, assim, obter lucro. “Além de investir, é possível utilizar o valor para quitar dívidas e até realizar um sonho. Parte do valor da primeira contemplação foi destinada ao pagamento das despesas do casamento e lua de mel”, explica.

Já Viviane Basilio, 45 anos, de São Paulo, adquiriu uma cota de veículo e após seis meses arrematou a carta de crédito, comprando um carro à vista. “Quando decidi investir em um consórcio fiquei impressionada com a praticidade e a flexibilidade. Com o valor em mãos, pude finalmente realizar meu sonho", explica.

Mauricio Poliquesi, 60 anos, advogado e farmacêutico de Curitiba (PR), tem cotas de imóveis e veículos e acredita no consórcio para a aquisição de bens. “Sou adepto da modalidade pois acredito que ela funciona como investimento, ampliação de patrimônio, renovação de veículos e também como uma futura aposentadoria”, explica o consorciado.

Sobre a Ademicon   

A Ademicon tem 33 anos de atuação e é a maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos. A companhia entende o consórcio como uma ferramenta de planejamento financeiro e também um investimento, que possibilita a conquista de bens e serviços com foco na geração de novos negócios, na formação do patrimônio e na realização de projetos de vida dos clientes. Por meio da Ademicon Consórcio e Investimento, a empresa comercializa consórcio nos segmentos de imóveis, veículos (leves e pesados) e serviços. Já com a Ademicon Administradora, outro braço da holding, opera o consórcio de grandes marcas parceiras, como New Holland, Iveco, Librelato, Mitsubishi e Suzuki. Além disso, administra o Consórcio Coxa, resultado da parceria com o Coritiba Foot Ball Club, o Consórcio do Peixe, com o Santos Futebol Clube, o Consórcio SPFC, com o São Paulo Futebol Clube, o Consórcio do Vitória, com o Esporte Clube Vitória, o Consórcio Marisa, com a Marisa, o Compre Náutica, fruto da união com a consultoria de compras de produtos náuticos, e o PopCon Consórcio, da parceria com o Grupo Massa. A companhia também tem parcerias estratégicas com o BTG Pactual e banco BV, a partir das quais oferece o consórcio aos clientes dos bancos. Seu portfólio conta ainda com o home equity, car equity e cota equity, comercializados pela Ademicon Crédito, e seguros. A empresa, que tem atuação nacional e os fundos Treecorp Investimentos e 23S Capital em sua estrutura acionária, conta atualmente com 185 unidades de negócio distribuídas em 21 estados e no Distrito Federal.

Fonte:

VIRTA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Fernanda Arantes 
Claudia Reis
Wladimir Oliveira
Barbara Acácia Cristiano