IVECO e SEST SENAT em parceria para impulsionar a carreira de mulheres no transporte
Ação com foco na qualificação profissional das caminhoneiras é lançada no Dia da Mulher A IVECO, marca do Iveco Group, firmou parceria com SEST SENAT para treinar mulheres caminhoneiras. A iniciativa, lançada no Dia Internacional da Mulher, terá a participação e módulo especial com a caminhoneira Suelen Lopes, embaixadora da marca no Brasil. O programa tem como objetivo capacitar caminhoneiras por meio de situações reais de condução do caminhão, em um curso híbrido, com aulas online e presenciais que serão realizadas em unidades do SEST SENAT. “Queremos proporcionar a experiência necessária para ampliar as oportunidades profissionais no setor de transportes para as mulheres e dar apoio para elas no processo de contratação”, afirma Lucilene Carvalho, Gerente de Sustentabilidade do Iveco Group. Intitulado de ‘Caminho para elas’, o programa prevê também a criação de oportunidades de emprego junto a grandes clientes e fornecedores da IVECO. Com o mote ‘Na estrada, eu crio a minha história’, a IVECO reforça a inclusão feminina em um segmento predominantemente masculino. As pré-inscrições estão abertas no site www.iveco.com.br/caminhosparaelas onde estão disponíveis informações sobre o curso, as vagas são limitadas e tem como pré-requisito possuir habilitação C, D ou E. “Um dos maiores motivos alegados por empregadores para não contratarem caminhoneiras é a falta de experiência. Foi pensando nisso que desenhamos essa campanha, facilitando o caminho para elas e criando oportunidades no setor de transportes”, diz Maurício Corrêa, gerente de Marketing da IVECO. O vídeo da campanha será divulgado no canal da IVECO no YouTube. Lucilene Carvalho destaca que a ação faz parte do planejamento estratégico da empresa que engloba, entre outros projetos, a valorização e inclusão da mulher como forma de avançar na questão da igualdade de oportunidades no mercado de trabalho e em nossa cadeia de valor. “Faço parte desse grupo de mulheres que está, cada vez mais, presente no setor de transportes, e sei da importância desse tipo de iniciativa. A melhor maneira de celebrarmos o Dia da Mulher é por meio de ações concretas. Estamos muito orgulhosos, dando ferramentas para que as mulheres possam ocupar espaços no mercado de trabalho.”, finaliza a executiva. “A parceria com a IVECO nesse projeto nos traz muito orgulho, pois estamos cumprindo nossa missão de promover a qualificação profissional e a valorização do trabalhador do transporte, colocando a caminhoneira em pé de igualdade com os caminhoneiros por meio da educação e do conhecimento”, explica Luciana Malamin, gerente de Negócios do SEST SENAT. “É importante destacar que essa é mais uma ação que faz parte das iniciativas do SEST SENAT de promover a inclusão de mulheres no setor”, completa. No quadro de colaboradores da Instituição, cerca de 60% são mulheres. Tradição no Dia da Mulher Não é de hoje que a IVECO promove iniciativas especiais por conta do Dia da Mulher. Com o intuito de fazer parte ativamente da ocasião, a marca realizou nos últimos anos ações que abordaram diferentes aspectos do tema que envolve a efeméride. Em 2022, a campanha “A IVECO está com todas elas, seja qual for a caminhada” destacou histórias de mulheres que se transformaram por meio do esforço próprio e contaram suas experiências de vida. No ano passado, a marca realizou um talk show com a jogadora de futebol Marta, caminhoneira Suellen e engenheira Paula sobre o que as inspirou a criar suas histórias.
Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.