Hyundai quer mover carros elétricos, fábricas e até fazendas com etanol

Marca intensifica pesquisa em célula de combustível a partir do etanol para usar em veículos elétricos e geradores estacionários No Linkedin, rede social voltada ao universo corporativo, as vagas de trabalho surgem sem parar. Entre elas, cargos oferecidos pela Hyundai Motor Brasil (HMB) ou pela Hyundai Motor Company (HMC), com foco no desenvolvimento da tecnologia de célula de combustível com hidrogênio. Até aí, nada de tão novo sob o sol. O detalhe: as vagas são no Brasil. Intriga que a fabricante sul-coreana esteja criando um time forte de engenharia para elaboração de uma tecnologia que parece ainda muito distante da realidade brasileira. Em um país que há pouquíssimo tempo despertou para o carro elétrico a bateria, ter veículos dotados de célula de combustível capaz de transformar hidrogênio em eletricidade soa como algo de outro planeta. Saiba-mais taboola Mas a Hyundai enxerga o cenário de um jeito diferente. O atual presidente da HMB, Airton Cousseau, acredita que será possível termos veículos elétricos alimentados por célula de combustível no Brasil já no fim desta década. Não só isso: o hidrogênio usado para isso seria extraído do nosso velho conhecido etanol. E poderia servir para gerar eletricidade a toda uma fábrica. Ou fazenda. “O etanol é um combustível que todo o brasileiro conhece. Está em todo canto do país, em qualquer posto. A adaptação da infraestrutura gera muito menos impacto do que criar eletropostos de recarga ou mesmo extrair o hidrogênio de outras formas”, defendeu, em conversa exclusiva com Autoesporte. Vaga da Hyundai para pesquisa em célula de combustível com hidrogênio no LinkedIn autoesporte A meta da companhia é ter já em 2030 os primeiros veículos de produção em série movidos a célula de combustível com etanol convertido em hidrogênio. Em linha, aliás, com o projeto global do Hyundai Motor Group (HMG), grande corporação que engloba a montadora de automóveis, entre outras empresas homônimas. Além disso, a fabricante planeja usar a solução como modo de gerar energia limpa para suas próprias fábricas (e qualquer outra que tenha interesse na tecnologia), assim como fazendas, através de geradores estacionários com célula de combustível. Mas quer, em especial, mover veículos pesados de carga e de trabalho, como caminhões, ônibus, tratores, escavadeiras, empilhadeiras elétricas, navios, trens e até aviões. Caminhões Hyundai XCient Fuel Cell a hidrogênio autoesporte Tanto o plano da filial está alinhado ao da matriz que a Hyundai já possui, no exterior, um automóvel de produção movido a hidrogênio, o Nexo, testado por Autoesporte alguns anos atrás. Também tem a linha XCient, de caminhões e tratores movidos a célula de combustível, e o ônibus Elec City. Todos com volumes ainda baixos de vendas, funcionando quase como cobaias de experimentação da tecnologia na vida real. Initial plugin text O que é uma célula de combustível A célula de combustível é uma alternativa aos grandes e pesados bancos de bateria usados atualmente para armazenar a energia usada por veículos elétricos. Já há modelos do tipo em produção, como o próprio Hyundai Nexo e o Toyota Mirai (já dirigimos, inclusive). Ele é conhecido internacionalmente como FCEV (Veículo Elétrico por Célula de Combustível, na tradução livre do inglês). Hyundai Nexo FCEV célula de combustível hidrogêniio autoesporte Estamos falando de um tipo de veículo tão elétrico quanto um BEV (elétrico a bateria). O motor elétrico de tração segue o mesmo conceito. A diferença é que, no lugar dos pesados bancos de baterias e conexão para recarga em redes públicas ou privadas de eletricidade, um FCEV é abastecido com um combustível como o hidrogênio líquido de alta pressão. A célula de combustível promove a catálise do hidrogênio com o oxigênio atmosférico, gerando a eletricidade necessária para mover o veículo. O gás resultante desse processo a ser expelido pelo escapamento é… água! Em teoria, estamos falando de uma arquitetura motriz ainda mais limpa que a dos elétricos convencionais, pois dispensa o nocivo método de extração de matérias-primas e confecção das baterias, além de poupar o próprio automóvel de ter que carregar os muitos quilos de peso dessas mesmas baterias ao longo de toda sua vida útil. Hyundai Nexo FCEV saída de escape com água autoesporte Desafios e obstáculos Se na teoria tudo parece perfeito, na prática há muitos empecilhos para os FCEV. Por exemplo, os custos de produção de um carro com célula de combustível e de criação de postos de reabastecimento de hidrogênio líquido de alta pressão (que precisa ser armazenado a temperaturas baixíssimas) são ainda muito elevados. “Tem também a questão dos materiais usados na célula de combustível. Hoje, ela é feita de cerâmica e não dura muitos anos. Um dos grandes desafios da indústria hoje é entender como deixá-las mais duráveis para fabricação em grande escala”, apontou Airton Cousseau. Ainda assim, a célula de combustível é vista como uma alternativa para ônibus e caminhões para trans

Hyundai quer mover carros elétricos, fábricas e até fazendas com etanol
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