Coluna "Mecânica Online": Qual o destino dos investimentos bilionários das montadoras no Brasil?

Tarcisio Dias*Eletrificação automotiva, estimulada por plano do Governo Federal, faz com que fabricantes planejem investimentos que já aproximam de R$ 100 bilhões para novos modelos e tecnologias.E a coluna Mecânica Online® retorna com toda força. Normalmente circulamos todos os dias 10, 20 e 30 do mês. Fevereiro bem que tentou, aumentou um dia, chegou aos 29, mas ainda não emplacou o 30, então, voltamos hoje, analisando o cenário de investimentos da indústria automotiva nacional.Após os megaanúncios bilionários da Stellantis e Toyota, a Anfavea - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores - deu um upgrade nos investimentos previstos para o setor automotivo brasileiro, agora estimando um volumoso montante de R$ 117 bilhões.Esse pacotão de dinheiro engloba não só as fábricas de carros, com planos audaciosos indo até 2032 e ultrapassando os R$ 90 bilhões, mas também investimentos reluzentes em caminhões e ônibus.Os incentivos fiscais que entraram em cena no finalzinho do ano passado, mirando descarbonização e segurança, acenderam a faísca dos investimentos, destacando os impressionantes R$ 30 bilhões que a Stellantis promete realizar de 2025 a 2030.E não ficando atrás, a Toyota também jogou suas fichas, anunciando uma bolada de R$ 11 bilhões para turbinar a produção de automóveis híbridos.O motivo desse boom nos investimentos locais? A resposta está no lançamento pelo Governo Federal do programa Mover, um projeto ambicioso que visa dar uma injeção de ânimo na indústria automotiva brasileira.O Mover sucede o bem-sucedido Rota 2030, que fechou as portas em dezembro de 2023. Focado em impulsionar a produção de veículos mais seguros e sustentáveis, o programa vai liberar uma quantia nada modesta de R$ 19,3 bilhões para as montadoras.Esse cenário otimista reflete a reação positiva da indústria ao estímulo do governo para acelerar na direção da mobilidade verde e tecnologias automotivas mais inovadoras.E não é só o dinheiro nacional que está entrando em cena. Os chineses também estão dando o ar da graça nesse show de investimentos.A CAOA Chery, por exemplo, soltou a notícia de um aporte de R$ 3 bilhões até 2028, cobrindo diversas frentes, incluindo um reforço considerável na produção em Anápolis (GO).Já a GWM, uma marca que está dando as caras no Brasil, começou seu plano de R$ 10 bilhões com a compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), onde vão botar para rodar o Haval H6.E tem mais! A "baiana" BYD já está com a mão na massa, iniciando as obras de sua fábrica no local onde antes se encontrava a Ford, em Camaçari, na Bahia. Um investimento de R$ 3 bilhões para fabricar localmente os modelos Dolphin, Dolphin Mini e Yuan Plus, além do híbrido plug-in Song Plus.Com validade até 2028, o Mover já está mostrando seus resultados positivos, evidenciados pelos anúncios de peso das montadoras, que planejam injetar quantias estratosféricas até 2032.Com os investimentos da Stellantis e Toyota, o total prometido pelas fabricantes no Brasil chega a incríveis R$ 90 bilhões até 2032. É carro novo e verde na pista!Vejamos como esses investimentos serão aplicados:• Stellantis (R$ 30 bilhões: 2025-2030) - Engloba as marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram. Planeja produção nacional de motores híbridos flex com foco no etanol, modernização da fábrica de Betim (MG) e 40 novos produtos entre reestilizações, novas gerações e modelos inéditos.• Volkswagen (R$ 16 bilhões: 2022-2028) - Investimento em modelos híbridos flex nacionais, uma picape para brigar com a Fiat Toro e Titano, além de um SUV para brigar com o Pulse. Até o final dos investimentos a marca pretende apresentar 14 novos produtos.• Toyota (R$ 11 bilhões: 2023-2030) - Produção do SUV Yaris Cross, que será híbrido flex e de outro híbrido flex, novos motores e expansão da fábrica em Sorocaba (SP).• GWM (R$ 10 bilhões: 2023-2032) - Produção nacional em Iracemápolis (SP) onde será produzido o Haval H6 e talvez o Haval H4, modelo menor que o H6 com foco no Brasil.• GM (R$ 7 bilhões: 2024-2028) - Renovação da linha no mercado brasileiro, com possibilidade de lançamento de modelos híbridos fabricados no Brasil. Para esse ano a marca apresenta a Nova Spin, S10, Trailblazer, Equinox elétrico e Blazer elétrico. Talvez a Silverado ganhe uma versão Z71. Para 2025 são esperadas as reestilizações de Onix, Onix Plus e Tracker.• Hyundai (R$ 5,1 bilhões: 2021-2027) - Desenvolvimento da tecnologia híbrida, elétricos e movidos a hidrogênio verde. Ainda nesse semestre teremos atualizações para HB20 Hatch e Sedan. Marca vai oferecer o IONIQ 5 e Palisade, ambos importados da Coréia do Sul até o final do ano.• Renault (R$ 5,1 bilhões: 2021-2027) - Além do Kardian, a marca prepara um novo SUV médio que deve chegar em 2025 para competir com Corolla Cross e Jeep Compass, na mesma base do Kardian.• CAOA (R$ 3 bilhões: 2021-2028) - Aumentar a produção em Anápolis (GO), reforçando a linha do Tiggo 5X e na ampliação da rede de concessionárias.• BYD (R$ 3 bilhões: 2024-203

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