Toyota Yaris Cross: produção de novo SUV nacional atrasa para 2025

Previsto para o fim deste ano, projeto será levemente adiado e deve chegar até março do ano que vem O anúncio de investimento de R$ 11 bilhões da Toyota no Brasil até 2030 teve algumas revelações importantes. A primeira é que a fábrica de Indaiatuba (SP), que produz o Corolla desde 1998, será fechada. A linha do sedã será transferida para Sorocaba (SP). A segunda é que o lançamento do SUV compacto Yaris Cross está confirmado para 2025. Autoesporte, inclusive, já dirigiu a utilitário. Saiba-mais taboola No comunicado, a Toyota afirma que, “desse montante [os R$ 11 bilhões], R$ 5 bilhões já estão confirmados até 2026 e incluem a produção de um novo veículo compacto híbrido flex, já anunciado no ano passado e com previsão de produção para 2025”. É a primeira vez que a fabricante aponta um prazo para lançamento desse produto. Curiosamente, até hoje a marca japonesa não diz que se trata do Yaris Cross, limitando-se a chamar o produto de “compacto híbrido flex”. Entretanto, Autoesporte pode afirmar que será o Yaris Cross, que já teve até um protótipo flagrado no Brasil em junho de 2023. Seu código interno de projeto é o D90B. Nossa reportagem, inclusive, testou o modelo em primeira mão. Clique aqui para ver como ele se saiu em nossa avaliação. Atraso no cronograma O prazo oficial estabelecido pela Toyota denota que houve um pequeno atraso no cronograma do Yaris Cross nacional. Há alguns meses, o presidente regional da companhia, Rafael Chang, já havia apontado que o início da produção em série do modelo estava previsto para o fim deste ano. O atraso pode estar ligado ao escândalo de fraude nos testes de segurança do modelo, que acometeu a subsidiária asiática da Toyota, a Daihatsu. É dela, originalmente, a responsabilidade pelo projeto global. Toyota Yaris Cross terá motor híbrido flex e será lançado no início de 2025 Felipe Celis/Autoesporte No Brasil, o modelo será produzido em Sorocaba, dentro de um pacote de investimentos de R$ 1,7 bilhão. O plano prevê a nacionalização também do motor híbrido flex do SUV, com produção em Porto Feliz (SP). Será uma atualização do 1.5 flex naturalmente aspirado de quatro cilindros e 16 válvulas que equipa a dupla Yaris no Brasil. Como será o Toyota Yaris Cross Derivado da plataforma DNGA, uma simplificação da base TNGA de Corolla e Corolla Cross, o Toyota Yaris Cross nada tem a ver com a dupla Yaris e Yaris Sedan feita atualmente em Sorocaba, apesar de herdar o nome. No Brasil, o SUV compacto será vendido em versões com motor 1.5 flex apenas a combustão ou 1.5 híbrido flex. Este motor será uma atualização da unidade aspirada de 1.5 litro que equipa atualmente os Yaris nacionais. Terá melhorias pontuais de eficiência térmica e possibilidade de adoção do sistema start-stop. Initial plugin text Na versão apenas flex, de ciclo Otto, esse motor rende 106 cv de potência e 14,3 kgfm de torque com gasolina na Ásia. O câmbio será CVT (continuamente variável). É a mesma caixa que está hoje na dupla Yaris nacional, com simulação de marchas. Na variante híbrida, trabalhará em ciclo Atkinson, que retarda o tempo de expansão da câmara de combustão e de abertura das válvulas de admissão, enquanto encurta o tempo de compressão. Toyota Yaris Cross será feito na fábrica de Sorocaba (SP) Felipe Celis/Autoesporte Sozinha, essa variante tem 91 cv e 12,3 kgfm. Quando aliada ao motor elétrico de tração, de 80 cv e 14,4 kgfm, a potência combinada vai a 111 cv com gasolina no mercado asiático, enquanto o torque máximo é o do motor elétrico. O câmbio da configuração híbrida é do tipo transeixo, o mesmo de Corolla e Corolla Cross híbridos, assim como a PCU (unidade de controle de potência). Já as baterias têm capacidade de 0,7 kWh, menos do que os 1,3 kWh da linha Corolla. Contudo, seu conjunto será já por íons de lítio, enquanto o da família de médios é composto de níquel-cádmio. Em dimensões, o Toyota Yaris Cross terá 4,31 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos 1,77 m de largura e quase 1,62 mm de altura. Em comparação com o Corolla Cross, ele é 15 cm menos comprido, 5,5 cm mais estreito e apenas 0,5 cm mais baixo, com 2 cm a menos em entre-eixos. Já o porta-malas é de 471 litros, 31 l a mais que o primo maior. Apesar do acabamento interno simples, o Toyota Yaris Cross terá central multimídia flutuante com Android Auto ou Apple CarPlay sem fio, quadro de instrumentos parcialmente digital e freio de estacionamento eletrônico, que Corolla e Corolla Cross ainda não possuem. O teto solar panorâmico poderá dar um charme ao SUV. Na parte de segurança, o Toyota Yaris Cross 2025 deve trazer seis airbags e parte do pacote TSS (Toyota Safety System), com frenagem autônoma emergencial, alerta de ponto cego e alerta de evasão de faixa. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

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