Os desafios do associativismo de proteção veicular no Brasil

Segmento de proteção veicular tem potencial de crescimento e de geração de empregos.

Os desafios do associativismo de proteção veicular no Brasil
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

O associativismo é um movimento de grande importância na economia e na sociedade brasileiras. Uma pesquisa realizada pela consultoria Ernest Young em 2019 mostrou a relevância econômica e social do segmento de proteção veicular: são mais de 680 associações, que juntas contam 4,5 milhões de beneficiados apenas no Sudeste do país.

Apesar de toda essa representatividade, atualmente o associativismo de proteção veicular se depara com inúmeros desafios. Um dos principais é o desconhecimento, por parte dos parceiros contratados pelas associações, do modelo de governança praticado por elas. Alberto Andrade, superintendente da APVS Truck, explica que a associação desenvolve um trabalho de formação e capacitação de seus diversos parceiros. “Esse viés educacional é um trabalho diário focado em detalhar objetivamente todas as nuanças e exigências legais relacionadas à prestação do serviço, direcionando esses esforços tanto à associação quanto aos associados, especialmente a estes últimos”.

A estratégia da associação está se mostrando eficaz, resultando em um aumento significativo da conscientização sobre as vantagens e os benefícios do associativismo. Essa crescente percepção positiva vem contribuindo para o crescimento da APVS Truck nos últimos anos, evidenciando seu potencial para impulsionar a geração de emprego e a movimentação da economia, principalmente no setor de transportes.

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), do governo federal, aponta que o Brasil fechou 2017 com 820 mil organizações da sociedade civil. Destas, 99 mil eram associações civis. Estes dados representaram um aumento de mais de 100% em comparação à pesquisa anterior.

A APVS Truck busca otimizar seus processos internos a fim de garantir a excelência na prestação de serviços de sua rede parceira aos seus associados. “Interagimos e ouvimos nossos associados em todo o país para sermos capazes de identificar como contribuir e como melhorar. Tem funcionado muito, e vamos continuar em 2024”, comentou o superintendente.

Por fim, Alberto Andrade explica que o segmento de proteção veicular tem um potencial gigantesco de crescimento, movimentando toda a cadeia produtiva da economia e, não menos importante, gerando milhares de empregos. “Estamos confiantes na agenda econômica do país e, por consequência, no crescimento da APVS Truck.”

Sobre a APVS:

A APVS Truck é uma associação de proteção veicular especialista em veículos pesados com mais de 10 anos de atuação no segmento, protegendo o veículo e o implemento associado desde a ocorrência mais corriqueira até aquelas de maior complexidade, garantindo segurança e tranquilidade em todos os momentos.

A entidade tem como preceitos promover o associativismo, a satisfação do associado, a valorização e o respeito às pessoas e a responsabilidade social e atender com excelência, integridade e sustentabilidade.

Fonte:

Grupo Mostra de Ideias
Rodrigo Bernardino 
Bruno Benite