Governador da Bahia frustra plano da Lecar e garante fábrica para BYD

"Elon Musk brasileiro" tentou ficar no caminho da fabricante chinesa para assumir antiga fábrica da Ford O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), frustrou os planos do empresário Flávio Figueiredo Assis, fundador da Lecar, que tentou entrar no caminho da BYD para ficar com a antiga fábrica da Ford, em Camaçari (BA). O contrato de compra e venda da unidade para a gigante chinesa foi assinado nesta terça-feira (6). Saiba-mais taboola “Não houve nenhum movimento no material que a empresa enviou. A Fazenda analisou, a Procuradoria Geral do Estado analisou, e não tinham elementos suficientes que fizessem a gente chamar a BYD e dizer: ‘olha, temos uma proposta melhor’, ou algo do tipo. Pelo contrário. Reafirmamos ontem (segunda-feira, 4) no Diário Oficial e hoje (terça-feira, 5) assinaram a formalização. Foi mais uma etapa constitucional para que a BYD possa vir a se instalar e gerar empregos”, disse o governador durante a cerimônia de início das obras. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Por outro lado, Rodrigues disse ter telefonado para Assis para que a Lecar possa também se instalar no estado nordestino. “Eu o chamei para nos encontrarmos e para entender se ele tem interesse em investimentos na Bahia. Eu, da mesma forma, criarei condições legais para que ele possa vir investir na Bahia. Será um prazer qualquer investidor fazer isso”. Fábrica foi comparada pela BYD nesta terça-feira (5) Divulgação O governador também afirmou que as tratativas com a BYD começaram a acontecer em 2022, ainda no governo do seu antecessor Rui Costa (PT), que hoje é ministro da Casa Civil do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Nós já havíamos aberto um processo de diálogo. Desde 2022 que oficialmente a BYD vem tratando com o governo. O ministro Rui Costa, ainda governador, já havia demandado a possibilidade da BYD estudar o Brasil e a Bahia para encontrar um local de investimentos aqui. Então não é de agora. Não foi nada obscuro”, disse. Entenda o caso A Lecar, empresa brasileira que ficou conhecida por apresentar um projeto de carro elétrico inspirado na Tesla, anunciou interesse em assumir a fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, no final de fevereiro. Segundo a Lecar, havia um aviso de chamamento público vigente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado permitindo que terceiros demonstrassem interesse em assumir o terreno e as instalações, que haviam retornado ao governo. Model 459 será o primeiro lançamento da Lecar Divulgação A empresa, que tem sede administrativa em São Paulo (SP), está criando sua primeira fábrica em Caxias do Sul (RS) para a produção do Model 459. Além disso, pretende estabelecer em Camaçari (BA) a montagem de seu segundo veículo, um carro elétrico na faixa dos R$ 100 mil e com 300 km de autonomia. Flávio Figueiredo Assis, fundador da Lecar e que se autodenomina "Elon Musk brasileiro", esteve pessoalmente no local, onde avaliou a qualidade dos equipamentos e de todo o ecossistema no entorno. Lecar Model 459 deve custar R$ 100 mil Divulgação “Trata-se de uma área nobre, a apenas 25 km de Salvador, a 35 minutos do aeroporto, em um polo industrial maduro e desenvolvido com vários fornecedores automobilísticos. Todo esse potencial precisa continuar gerando riquezas para o nosso país”, pontua o empresário. BYD terá quatro carros nacionais Na cerimônia que marcou o início das obras de adequação da fábrica de Camaçari, a BYD confirmou que vai nacionalizar os modelos elétricos Dolphin Mini, Dolphin, Yuan Plus e o híbrido plug-in Song Plus, que será flex. O processo de fabricação começará com a montagem de peças importadas e vai evoluir para a fabricação ao longo de um processo de cinco anos. O objetivo da marca é alcançar os 70% de peças nacionais no final deste período. A marca chinesa afirma em comunicado que pagou cerca de R$ 290 milhões ao governo da Bahia pelo complexo de 4,6 milhões de m² de área total e que 10 mil empregos (diretos e indiretos) serão gerados. Outra negociação em andamento com o governo baiano é que a BYD pode assumir a operação do Porto de Aratu, ligado ao complexo, por questões logísticas. Na primeira fase de obras, serão 26 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas que vão ocupar uma área de cerca de 1 milhão de m². As antigas instalações do complexo serão destinadas a fornecedores que vão ajudar na produção de partes e peças dos novos veículos. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

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