Meu primeiro carro: VW Gol de Kanaan foi rejeitado por manobrista em evento

Piloto adquiriu o hatch aos 19 anos, pouco antes de ir para os EUA fazer sua estreia na Indy Lights Prestes a participar de três corridas da Porsche Cup 2024 no Brasil pela equipe Galapagos Capital, Tony Kanaan nem sempre teve carros esportivos e de luxo em sua garagem. Em entrevista a Autoesporte, o piloto brasileiro conta as histórias de seu primeiro carro: um Volkswagen Gol CL 1982. Saiba-mais taboola Apesar do carro ter só dois anos de mercado à época, o Gol, do atual diretor técnico da McLaren na Indy, foi adquirido apenas em 1993, quando o piloto já tinha 19 anos. “Era um carro de 11 anos, mas super conservado. A gente achou de uma senhora que tinha o carro desde zero, mas era um modelo velhinho e (refrigerado) a ar”, lembra Kanaan. E no mesmo ano o campeão das 500 Milhas de Indianápolis em 2013, passou por um certo constrangimento com seu "Golzinho" e uma festa de seu patrocinador. "Nessa época eu já corria lá fora (Europa), e em 1993 eu tive um evento da Philip Morris. Era um evento bem grande de anúncio da equipe, e era no 'Gallery', uma casa super famosa em São Paulo. Claro que eu fui ao evento com o meu carro, mas quando eu cheguei na porta o manobrista não quis estacionar. Ele falou para mim que o estacionamento era ali do lado, e que eu mesmo tinha que parar meu carro", revela o piloto Conhecido por modificar todos os seus carros, Kanaan conta que o Gol CL provavelmente foi seu o único carro que teve que não passou por alterações. "Eu não tinha dinheiro nem para colocar gasolina, mas nenhum carro que eu tenho é original em algum aspecto. Não é que eu queira fazer o carro mais potente, porque querendo ou não, meu carro de rua nunca vai ter tantos cavalos igual ao meu carro de corrida, mas sempre tenho que mexer em alguma coisinha", explica. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Gol CL recebeu uma leve reestilização após 1990 Divulgação Com motor 1.6 refrigerado a ar de apenas 62 cv de potência e 11,7 kgfm de torque máximo, movido a álcool e sem vidros e travas elétricos, o Gol 1982, ainda, recebeu uma versão especial, chamada Copa, em comemoração à Copa do Mundo FIFA, sediada pela Espanha naquele ano. O popular modelo da Volkswagen também foi eleito o Carro do Ano pela Autoesporte duas vezes, em 1990 e 2009, com as versões de seus respectivos anos. Volkswagen revolucionou os anos 90 com Gol, Passat e Santana; relembre Volkswagen Gol refrigerado a água ganhou de lavada do Gol refrigerado a ar em 1985 O "Golzinho" fez parte da garagem de Kanaan por pouco tempo, até 1995, quando o piloto foi para os Estados Unidos fazer um teste para correr na Indy Lights, categoria de acesso da Fórmula Indy. Com a ida aos EUA, Kanaan teve que se desfazer do Gol, e aderiu à onda americana das picapes quando passou a dirigir uma Chevrolet S10, ainda no final da década de 1990. Tony se consagrou no automobilismo durante a temporada da Fórmula Indy, em 2004, ao vencer o campeonato e completar todas as voltas possíveis em todas as corridas da competição. Apesar dos recordes e vitórias, Kanaan nem sempre dirigiu as máquinas mais potentes, já que o primeiro carro de sua vida não seria capaz de enfrentar as 500 Milhas de Indianápolis, vencidas pelo corredor em 2013. RAM 1500 TRX de Tony Kanaan é um dos 100 exemplares produzidos nos Estados Unidos da picape na versão Lunar Edition Divulgação Atualmente, pode-se dizer que a garagem do piloto se adequa melhor ao perfil de um campeão do automobilismo, já que os 62 cv de potência do Gol deram lugar aos 510 cv do motor seis cilindros 3.0 turbo da BMW M3 Competition, além da RAM 1500 TRX, equipada com motor V8, que acelera de 0 a 100 km em 4,5 segundos e entrega mais de 700 cv. A picape, ainda, é um exemplar da versão Lunar Edition, que tem apenas 100 unidades nos Estados Unidos. McLaren 620R é esportivo de 620 cv que alcança 322 km/h e é o "carro da firma" do diretor esportivo da equipe britânica na Fórmula Indy Reprodução/Youtube E como se não bastasse colecionar 15 pole positions entre todas as suas corridas pela Fórmula Indy, o também atleta amador de triatlo possui dois automóveis especiais na garagem: um Corvette C7 que serviu como pace car durante as 500 Milhas de Indianápolis em que foi campeão e um veículo “emprestado da firma”, que é nada menos que um McLaren 620R com motor V8 3.8 biturbo de 620 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos. Por fim, o esportivo alcança velocidade máxima de 322 km/h. Nada mal... Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

Meu primeiro carro: VW Gol de Kanaan foi rejeitado por manobrista em evento
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Piloto adquiriu o hatch aos 19 anos, pouco antes de ir para os EUA fazer sua estreia na Indy Lights Prestes a participar de três corridas da Porsche Cup 2024 no Brasil pela equipe Galapagos Capital, Tony Kanaan nem sempre teve carros esportivos e de >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.