Peugeot 2008 Style 2023 pode ser uma boa compra?

O SUV compacto Peugeot 2008 era produzido na fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ) até novembro do ano passado, mas cedeu seu espaço na linha de montagem a um outro SUV, o novo Citroën C3 Aircross. Ainda disponível em concessionárias (e no configurador do site da Peugeot), será que o modelo ainda é uma boa opção de compra? Fizemos um test-drive de uma semana com a atual versão 1.6 Style do2008 – que já está disponível nas lojas em nova geração, mas apenas na versão elétrica (a e-2008), e que, ainda este ano, chegará ao nosso mercado também com motores a combustão, importado da Argentina.  Em visual, Peugeot 2008 2023/24 não envelheceu Lançado no Brasil em 2015, o Peugeot 2008, na prática, substituiu a versão SW do compacto 207 (mas já com a base do 208), seguindo a tendência de mercado, que trocou as peruas por SUVs. Daí, de certa forma, ele ainda preservar algumas das (boas) características desses dois modelos. E isso a gente percebe, também, em seu tamanho e nas proporções de seu desenho que, embora tenha uma série de detalhes de estilo aventureiro, o deixam com uma pegada mais urbana. E, por suas dimensões, ele se torna, mesmo um modelo bem prático para o uso urbano. Retocado ao longo de seu tempo de produção, o Peugeot 2008 recebeu suas últimas modificações estéticas mais significativas justamente no modelo 2023, que também saiu como 2023/24. Elas incluem um novo acabamento em plástico escuro, sobre a tampa do porta-malas, unindo as lanternas traseiras. Essas lanternas ganharam iluminação em LED, sistema que também está presente nas DRLs (luzes diurnas) dianteiras, que têm aquele desenho em formato de finos dentes de tigre dos atuais Peugeot 208. Completando o pacote visual, esse 2008 Style tem uma série de outros acabamentos em preto, a começar pelo exterior do teto e travessas do rack, passando por molduras dos para-lamas, capas dos espelhos retrovisores, pintura das rodas de liga leve aro 16″ e da grade dianteira. Na grade, pintada em preto brilhante, até o emblema da Peugeot é escuro. E também são levemente escurecidas partes das lentes dos faróis dianteiros – estes, infelizmente, sem o reforço do LED. O Peugeot 2008 Style visto por dentro No interior, o acabamento do 2008 praticamente reproduz o do hatch 208, com o painel de instrumentos todo contido em um nicho do tipo “cockpit”, volante em tamanho pequeno (o que é uma vantagem), com ajustes de altura e profundidade e painéis em plásticos rígidos, mas com diferentes cores e texturas. A multimídia tem tela flutuante, comandos intuitivos e boa conectividade – apenas por cabo e bluetooth e não há recursos já comuns como sensor de chuva, crepuscular (para ligar os faróis), de estacionamento ou espelho antiofuscante automático. Sinais da idade, provavelmente. Por outro lado, o 2008 Style vem com (ótimo) ar condicionado com comandos digitais e divisão em duas zonas, algo raro em modelos de seu segmento. E o interior do porta-luvas é refrigerado, funcionando como uma pequena geladeira para viagens, por exemplo.  O isolamento termoacústico da cabine merece elogios, isolando bem quem viaja ali dos ruídos externos e fazendo com que o ar condicionado dê conta do calorão desses nossos dias sem nem precisar estar regulado no máximo. Os bancos são forrados caprichosamente, com uma combinação de tecidos e couro, e são bem confortáveis. Isso para quem está sentado na fileira da frente. Porque atrás… Não que o acabamento seja diferente, mas o espaço para as pernas de quem se senta no banco traseiro desse 2008 é bem pequeno. No meu caso, motorista com mais de 1,80 m, só uma criança poderia estar atrás do meu assento. No porta-malas, a capacidade é de 355 litros, o que é suficiente para bagagens e compras de uma pequena família, sem maiores apertos. E o acesso, com a boa abertura da tampa e o formato interno, ajudam bastante, também.  A idade do Peugeot 2008 1.6 Style aparece no desempenho  Embora seja um SUV, com porte mais musculoso e astral aventureiro, ligeiramente mais alto, o Peugeot 2008 tem um comportamento dinâmico muito parecido com o de um hatch compacto – e, sim, isso é um elogio. E, tendo um ótimo acerto de suspensão, ele consegue ser, ao mesmo tempo, bom nas curvas e absorver muito bem as imperfeições do caminho, sem se inclinar ou passar aquela sensação de transferência de peso que os SUVs mais altos e maiores costumam passar, ainda que ajudados por uma sopa de letrinhas de recursos eletrônicos. A falta desses nomes em inglês que nomeiam esses recursos, porém, é um dos sinais da idade do Peugeot 2008 dessa geração. Nem mesmo os controles de tração e de estabilidade fazem parte de seu cardápio.  O desempenho do carro é outro desses sinais. Nesta versão Style 1.6, o 2008 traz sob o capô o “já consagrado” motor flex 1.6 de 16 válvulas, aspirado, que a ex-PSA (Peugeot-Citroën pré-Stellantis) usa também para equipar algumas versões dos atuais Citroën C3 e Cactus.  Esse motor desenvolve at

Peugeot 2008 Style 2023 pode ser uma boa compra?
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