BMW promete aumentar em 10% sua produção no Brasil

Os tempos são de otimismo no BMW Group Brasil, divisão da marca alemã responsável por suas operações em nosso País. Antes de entrar no recesso de fim de ano, a empresa anunciou que pretende aumentar em 10% a produção de sua fábrica de Araquari, SC. É lá que a BMW monta os modelos como o sedã Série 3 e os SUVs – ou SAVs, como prefere chamar – X1, X3 e X4. Com a expansão anunciada, a produção local deve chegar a cerca de 11 mil unidades. E, para dar conta desse aumento, serão contratados pelo menos 50 novos colaboradores. Olhando para esses números, especialmente se comparados aos de montadoras de modelos mais baratos, como hatches, sedãs e SUVs dos segmentos de entrada ou imediatamente acima deste, o volume produzido pela marca da Baviera pode não impressionar tanto.  Mas se lembrarmos que se tratam de modelos de luxo, ou premium como costumam ser qualificados, bem mais caros, a matemática muda de patamar. Isso porque, enquanto carros mais baratos vendidos em massa oferecem a suas montadoras margens mais modestas por unidade, os mais caros dão mais lucro. Não temos aqui os números exatos – até porque nunca são revelados pelas montadoras nesse nível de detalhamento –, mas não seria exagero dizer, por exemplo, que a BMW provavelmente ganha em cada unidade de seu Série 3, que custa a partir de R$ 320 mil, até o triplo que a Chevrolet lucra ao vender um Onix Plus (a partir de R$ 97.390). Não, não estamos querendo dizer que esses modelos competem entre si, ok? A comparação é apenas em relação a sua lucratividade para quem o fabrica e vende. Algo, aliás, que a Chevrolet compensa justamente vendendo muito mais unidades de seu sedã, claro.  São diferentes estratégias comerciais que envolvem bem mais que os modelos produzidos em si. Elas têm a ver com o que o pessoal de marketing chama de posicionamento de mercado, um trabalho que é feito ao longo de muitas décadas. Novos importados reforçarão catálogo da BMW em 2024 Além do aumento da produção em Araquari, a BMW confirmou que vai lançar pelo menos 15 novos modelos – a maioria deles importados – aqui no Brasil em 2024.  Dessas novidades, a primeira será a versão 100% elétrica da nova geração do BMW Série 5, o i5, já no primeiro trimestre. Em seguida, já estão também confirmados os novos X2 e iX2 (elétrico). Modelos eletrificados de luxo, aliás, são um dos focos globais da montadora. Em 2023, segundo seus representantes, a BMW conquistou mais de 40% das vendas de modelos premium por aqui, dominando segmentos como o de sedãs (com o já mencionado Série 3) e o de SUVs, com X1 nacional. Um resultado que combina “o melhor de dois mundos”: um bom volume de unidades para sua faixa com uma boa margem de lucro em cada uma delas.

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