Stock Car 2023: todas as regras, calendário, campeões, pilotos e equipes

Conhecida por ser a mais importante e tradicional categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car é uma das queridinhas dos fãs de esportes a motor. Com mais de 40 anos de história, a categoria tem crescido cada vez mais e vem ganhando visibilidade e uma série de adeptos nas últimas temporadas. Se você quer conhecer mais sobre a categoria e tem dúvidas a respeito da Stock Car, eis sua chance de acabar com todas elas. Vamos explicar como surgiu, como ela funciona e quais são as regras. Também relacionamos pilotos e equipes, além de todas as provas. Fique com a gente e sabia tudo sobre a Stock Car!  O que é a Stock Car? Foto: Divulgação/Stock CarCom mais de 40 anos de história, a Stock Car é considerada a principal categoria do automobilismo brasileiro. A modalidade de automobilismo do país criada foi em 1979. Inicialmente, a Stock era uma categoria monomarca, tendo o apoio da Chevrolet. Ao longo das últimas décadas, Mitsubishi, Volkswagen e Peugeot chegaram a participar da competição. Em 2019, todos os carros da Stock Car foram o Cruze, da Chevrolet. Já em 2020, com a entrada do Toyota Corolla, a categoria voltou a ter mais de uma marca e segue assim até hoje. A igualdade do equipamento dos pilotos é garantida por itens como chassi, motor e câmbio idênticos para todos os competidores.  A Stock conta ainda com a Stock Car Light como categoria de base, em substituição ao Campeonato Brasileiro de Turismo. A seguir, conheça mais detalhes da história da principal categoria do automobilismo no Brasil! História da Stock Car Primeiros carros da história da Stock Car eram Opalas – Foto: Reprodução/Tudo Para OpalaA Stock Car foi criada pela Associação Brasileira de Revendedores Chevrolet e teve como inspiração a americana Nascar.  A primeira corrida da categoria foi disputada em 22 de abril 1979, no autódromo de Tarumã, em Viamão-RS. Participaram 10 carros que tinham a mesma concepção mecânica dos veículos de passeio sem os revestimentos internos. Com um Opala 250 S, Affonso Giaffone ganhou as duas corridas da rodada dupla, tornando-se o primeiro piloto a vencer na Stock Car. Porém, o grande campeão da temporada inaugural foi Paulo Gomes. Em 1982, a Stock Car expandiu fronteiras e realizou sua primeira corrida no exterior, no autódromo de Estoril, em Portugal. Cinco anos depois, a carenagem dos carros passou a ser inserida sobre o chassi do Opala, com equipamentos de segurança mais sofisticados e ganhando em aerodinâmica e no desempenho.  Novas mudanças vieram na década de 1990. A General Motors passou a produzir um protótipo monobloco com o chassi do Opala e a organizar a Stock Car. Assim, foram realizadas rodadas duplas em conjunto com a Fórmula Chevrolet.  O chassi de Opala seguiu até 1994, quando a categoria adotou como veículo o Omega, adaptado para as corridas. Evolução da Stock Car neste século Rubens Barrichello é um dos pilotos com experiência na F1 que chegaram à Stock Car – Foto: Reprodução/ExtraJá nos anos 2000, a Stock Car aposentou os carros adaptados para corrida e passou a competir com bolhas que simulam um veículo sobre um chassi tubular, fabricado pela JL, empresa do ex-piloto Zeca Giaffone.  A partir de 2003, os carros passam a usar motores de oito cilindros importados dos Estados Unidos pela JL.  A categoria passou também a ser multimarca, com a entrada de montadoras como Mitsubishi, Peugeot e Volkswagen. Nesse período, as equipes começaram a usar a telemetria para ter mais informações e controle sobre o comportamento do carro. A década também foi marcada pelo grande número de pilotos competindo, com 40 carros no grid em 2005. No mesmo ano, também foi realizada uma corrida inédita em Buenos Aires.  Já a primeira Corrida do Milhão em 2008, com o prêmio de US$ 1 milhão ao vencedor Valdeno Brito. No ano seguinte a categoria estreou nos circuitos de rua, com uma prova em Salvador vencida por Cacá Bueno. Na segunda década deste século, o sucesso da Stock Car começou a atrair grandes pilotos com passagens nas principais categorias do automobilismo mundial, como Rubens Barrichello, que conquistou seu 1º título apenas no seu segundo ano no campeonato. Em 2022, o ex-piloto de Fórmula 1 conquistou seu 2º troféu. Quer saber quem tem mais títulos na história da Stock Car? A gente conta agora mesmo! Quem é o maior vencedor da Stock Car? Ingo Hoffmann (amarelo) é o maior campeão da Stock Car, com 12 títulos – Foto: Reprodução/Jornal do AutódromoEm mais de 40 temporadas, a Stock Car teve 18 pilotos campeões. O recordista de títulos na categoria é Ingo Hoffmann, vencedor em 12 anos. O “Alemão”, como é conhecido, disputou 30 temporadas e alcançou 77 vitórias em 332 corridas. Na sequência de maiores campeões da história da Stock Car vem Cacá Bueno, com 5 títulos. Vencedor da primeira edição em 1979, Paulo Gomes é outro grande nome da categoria, com 4 troféus. Já Chico Serra e seu filho Daniel Serra conquistaram, cada um, 3 títulos seguidos, e estão ao lado de Ricardo Maurício na quantidade de títulos. Já Giuli

Stock Car 2023: todas as regras, calendário, campeões, pilotos e equipes
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Conhecida por ser a mais importante e tradicional categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car é uma das queridinhas dos fãs de esportes a motor. Com mais de 40 anos de história, a categoria tem crescido cada vez mais e vem ganhando visibilidade >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.