Ford revela mais do investimento de US$ 660 milhões em General Pacheco para nova Ranger

Com US$ 660 milhões em General Pacheco, produção da nova Ford Ranger se torna uma das fábricas mais modernas do mundo que produz a picapeA Ford confirmou que, para a produção da nova geração da Ranger, no ano passado, seriam investidos um total de US$ 660 milhões, algo próximo dos R$ 3,3 bilhões. Inaugurando uma produção com processos de fabricação conectados da Indústria 4.0, a unidade se transformou quase que por completo (veja aqui), o que elevou o padrão de qualidade de produção da picape na Argentina. Com a injeção de investimentos, a Ford confirmou que a unidade argentina se tornou uma das unidades mais modernas que produzem a picape. “A Nova Ranger é resultado de um investimento de US$ 660 milhões, aplicado em grande parte na transformação completa da planta de Pacheco, para se equiparar às fábricas mais modernas da Ford no mundo, não só em termos de qualidade e eficiência, mas também de ergonomia para os operadores. A sustentabilidade também foi prioridade com utilização de energia 100% renovável”, diz Martin Galdeano, Presidente da Ford Argentina. Com uma área construída de 1 milhão de metros quadrados, a unidade possui todos as etapas do processo de manufatura, como estamparia, carroceria, pintura e montagem final. A unidade ainda possui uma fábrica de motores e demais áreas administrativas. “A Nova Ranger será a melhor Ranger de todos os tempos, com atributos de performance e tecnologia que vão redefinir o segmento de picapes na região. A nova fábrica traz um padrão de qualidade que surpreenderá os consumidores e será um importante diferencial competitivo.”, diz Rogelio Golfarb, Vice-Presidente da Ford América do Sul. Uma das novidades é que a fábrica vai passar por um aumento da capacidade de produção, que subirá para 110.000 unidades ao ano. Isso representa um aumento de 70% ao que tinha antes.Agora, a linha de montagem final é duas vezes e meia maior que a linha antiga e possui 2 quilômetros de novos transportadores aéreos automáticos, autônomos, conectados e controlados sem fio. Só a área de Estamparia passou pela chegada de uma nova linha de prensas de alta velocidade quatro vezes mais rápida e com prensas com capacidade de até 2.500 toneladas, enquanto as anteriores tinham capacidade de 1.200 toneladas. A linha de Carrocerias ganhou 338 novos robôs inteligentes que realizam 95% dos pontos de solda da carroceria automaticamente.A área fabril de Carrocerias também recebe dispositivos geométricos garantem a aplicação da solda nos pontos exatos e controlam a estabilidade dimensional da carroceria, com o auxílio de câmeras de alta precisão, capazes de detectar desvios da ordem de centésimos de milímetro. Na seção de Pintura, a Ford trouxe uma tecnologia de tinta com alto teor de sólidos, que oferecem um acabamento de melhor qualidade e maior resistência, além de um novo armazém inteligente de sequenciamento de cabines, conectando com os fornecedores “just in time”, permite otimizar a produtividade da planta e a capacidade do setor.A linha de produção também ganhou 1.000 câmeras e sensores que são monitoradas em tempo real e usam inteligência artificial para garantir o mais alto padrão de qualidade. Outras adições ficam por conta de um sistema automático de controle de ferramentas de torque, um sofisticado sistema de escaneamento 3D para o controle dimensional de peças e 81 dispositivos inteligentes para configuração e teste dos mais de 50 módulos eletrônicos que gerenciam o alto conteúdo tecnológico da picape. Para os funcionários, a fábrica ganhou mais ergonomia, segurança e saúde, além de 40.000 horas de treinamento para aprender a lidar com os novos sistemas. Fotos: Ford / divulgação

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